Especialista mundial em dengue defende atuação da atenção básica

O que evita os óbitos por dengue é a articulação entre a atenção básica e o pronto atendimento dos pacientes nos serviços de saúde. A afirmação é do médico cubano Eric Martinez, consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), um dos maiores especialistas do mundo em dengue, ao ser recepcionado na Secretaria da Saúde do Estado, manhã desta segunda-feira, 14 de março, pelo secretário Arruda Bastos.

Reunião dengue

Eric Martinez está em Fortaleza para participar, até sexta-feira, 18, da semana de atualização em dengue para o reforço da capacitação dos profissionais de saúde e da organização dos serviços de saúde para a assistência aos pacientes com dengue.

Eric Martinez apontou como fundamentos necessários ao enfrentamento do surto de dengue um bom nível de cobertura da atenção básica, a confiança da população nos serviços de saúde e a resolutividade da assistência aos pacientes. Na atenção básica, recomendou o consultor da OPAS, as equipes de saúde da família devem ser responsáveis pela prevenção dos sinais de alarme, que caracterizam o agravamento da doença e podem levar à morte do paciente. Segundo ele, hoje ser moderno no tratamento da dengue é investir na atenção básica.

Durante reunião com técnicos da Sesa, Eric Martinez fechou uma agenda de atividades para a semana, que inclui visita ao hospital Gonzaguinha do José Walter, posto de saúde, ao Hospital São José e ao Hospital Infantil Albert Sabian (HIAS), teleconferência para todos os 99 pontos de Telessaúde espalhados por municípios cearenses e reunião com os diretores clínicos dos 34 hospitais polo do Estado, hospitais privados e da Prefeitura de Fortaleza. Após a reunião, Eric Martinez conheceu e elogiou o serviço de diagnóstico de dengue realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), por ele destacado como fundamental para a vigilância epidemiológica da dengue no Ceará.

Durante a semana, o consultor da OPAS Haroldo Bezerra vai tratar da implantação da Sala de Situação da Dengue na Sesa e avaliar as medidas de controle do mosquito transmissor da doença, enquanto o técnico da Secretaria da Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (SAS/MS) Renato Rocha Fonteles cuidará da organização do serviço de assistência. Na sexta-feira, todos eles participam de reunião de avaliação, na sede da Sesa, a partir das 8h30min.

Fonte: Sesa

Leia também:
Especialista mundial em dengue vem ao Ceará e reforçará campanha