Cariri: Sesa mobiliza municípios para ampliar controle da dengue

A Secretaria da Saúde do Estado reúne na manhã desta terça-feira, 29, em Araripe, prefeitos, secretários municipais e profissionais de saúde de municípios da região do Cariri para reforçar as ações de controle da dengue. O secretário da saúde, Arruda Bastos, e um grupo de técnicos da Sesa e da 20ª Coordenadoria Regional de Saúde estarão no Ateliê Janet, Rua Alexandre Arrais, centro de Araripe.

“No final do ano passado, estivemos em Juazeiro do Norte com a Caravana da Dengue alertando gestores da região com o objetivo de mobilizar para as ações de combate ao mosquito e de mobilização social. Agora, com o aumento do número de casos da doença, focamos na assistência aos pacientes, chamando a atenção para o diagnóstico rápido e com qualidade, evitando óbitos”, afirma Arruda Bastos. Na última segunda-feira, 28, em apoio aos municípios, a Sesa iniciou uma força-tarefa. A prioridade é a assistência aos pacientes nos municípios com elevado número de casos e óbitos confirmados da doença. A força tarefa começou pelos municípios de Caucaia, na região metropolitana, e Juazeiro do Norte, no Cariri.

Um grupo de 15 técnicos integra a primeira etapa da força tarefa. Focados na assistência, cooperam com os municípios na atualização e preparação dos profissionais para o diagnóstico da doença. Distribuem cartazes em unidades de saúde, escolas, empresas com os sinais de alarme do agravamento da dengue. Assim, além dos profissionais, a população fica sabendo que a fase crítica da doença vai do terceiro dia, quando a febre desaparece, até o quinto dia, e surgindo dor abdominal intensa e contínua, queda brusca da pressão arterial, vômitos persistentes (ver outros sinais no site) é preciso voltar ao médico, imediatamente.

Sesa itinerante

O tema dengue levou a Secretaria da Saúde do Estado para dezenas de municípios do final do ano para cá. Os últimos mobilizados para o reforço das ações contra a dengue foram Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Icó, Itapipoca, Granja. Há casos confirmados de dengue em 149 municípios. A prioridade da Sesa itinerante são os que apresentam maiores números de casos e de óbitos. Este ano, até o boletim epidemiológico divulgado na última sexta-feira, 25, há 6.870 casos e 19 óbitos.

Fonte: Sesa