Plenária debate mobilização dos comunistas sobre temas da capital

Militantes comunistas participaram da plenária realizada nesta segunda (14) pelo comitê municipal. O clima era de indignação com as mudanças impostas na eleição do Conselho Tutelar pela administração Fortunati, num movimento que atende claramente a interesses políticos.

Além de modificarem a forma da votação após a publicação do edital e com a campanha já em andamento, a prefeitura transferiu a data do pleito do dia 27/3 para 10/4. Ao contrário do que ocorria nos anos anteriores, o eleitor somente poderá votar no conselheiro tutelar registrado pela microrregião onde está apto a votar pelo seu registro no TRE.

Outro ponto discutido foi o papel dos comunistas nos debates de questões da saúde e juventude, ambas objetos de CPI na Câmara de Vereadores da capital. "A pauta da saúde é cara para todo o Rio Grande do Sul, afinal, a rede de Porto Alegre atende à população de da região metropolitana e de todo estado. Portanto, torna-se fundamental que todas as questões sejam esclarecidas para que a saúde do cidadão seja preservada e os recursos usados de forma legítima", disse a deputada federal Manuela. O PCdoB, continuou ela, pode contribuir de maneira fundamental nessa discussão, pois tem tradição de luta nessas duas áreas. Nesse sentido, é essencial a presença de quadros comunistas em tal debate.

“Não podemos ficar parados achando que essas discussões não têm nada a ver conosco”, enfatizou o deputado Raul Carrion. “Essa é a plenária da virada”, afirmou a deputada Manuela, conclamando a militância a se engajar e pautar o debate sobre os problemas e necessidades de Porto Alegre, pressionando por mudanças e apresentando soluções. A direção municipal mobiliza sua militância e convoca todos a participarem de uma série de agendas marcadas para março, mês que o PCdoB e Porto Alegre fazem aniversário. Estão previstos arrastões nos terminais de ônibus, banca de aniversário na Esquina Democrática, exposição na Assembleia Legislativa, entre outras atividades.

Apoio à CPI da Saúde

Nesta segunda, lideranças do PCdoB se reuniram com a presidente da Câmara de Vereadores, Sofia Cavedon (PT) para respaldar sua posição em relação à CPI da Saúde. Participaram do encontro o presidente estadual do PCdoB, Adalberto Frasson, a deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB), e o deputado estadual Raul Carrion (PCdoB).

Manuela explicou que o ato de solidariedade a Sofia Cavedon se deve ao fato de ela e Carrion terem sido vereadores da Capital e que, mesmo não estando mais na Câmara Municipal, ambos seguem responsáveis pela fiscalização do que ocorre na cidade. E observou que o prefeito sabe que a atuação do PCdoB "sempre converge para o bem da atual administração municipal".

Da redação local