Plenária discutirá mudanças nas regras para o Conselho Tutelar

Na próxima segunda-feira, 13/3, o PCdoB da capital promove plenária para discutir as mudanças nas regras da eleição para o Conselho Tutelar. A plenária inicia às 19h, na sede do Partido (Santo Antônio, 64).

Ao contrário do que ocorria nos anos anteriores, em que os eleitores podiam escolher candidatos de qualquer região, neste ano a urna só computará o voto dado para o candidato registrado na região onde ela está instalada. Isso por razões técnicas estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ou seja, o eleitor somente poderá votar no conselheiro tutelar registrado pela microrregião onde está apto a votar pelo seu registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, a medida teve que ser adotada porque, ao contrário dos anos anteriores, o TSE não disponibilizou o software que permitia a votação no formato que antes era adotado. O sistema enviado a Porto Alegre era tratado como uma exceção no país. “Neste ano não houve disponibilidade técnica. O software enviado nas eleições anteriores está defasado, e não poderia mais ser utilizado nas urnas do TRE”, esclareceu Cássio Vicente Zasso, coordenador de eleições do Tribunal Regional Eleitoral. O órgão foi oficiado sobre a mudança no dia 14 de fevereiro.

O pleito para escolha dos conselheiros tutelares deveria ter ocorrido em novembro do ano passado. No entanto, em virtude da proximidade com o processo eleitoral nacional, ocorrido em outubro, o mandado dos atuais conselheiros foi prorrogado por quatro meses.

De Porto Alegre
Barbara Paiva