Sem categoria

PCdoB ressalta êxitos do PC do Laos na condução do país asiático

Em comemoração ao 9º Congresso do Partido Revolucionário do Povo do Laos, que acontece entre os dias 18 e 21 de março, a Secretaria de Relações Internacionais do PCdoB emitiu nota em que ressalta os “logros alcançados por vosso Partido na luta pelo desenvolvimento econômico e social” na condução do país asiático. Acompanhe.

Estimados camaradas,

Por ocasião da realização do 9º Congresso do Partido Revolucionário do Povo do Laos, em Vientiane, nos próximos dias 18 a 21 de março, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) envia votos de pleno êxito à reunião máxima dos comunistas laosianos.

No ano passado, vosso partido comemorou 35 anos da vitória da luta de libertação do povo do Laos, fato histórico que está no panteão das lutas memoráveis de libertação nacional empreendidas pelos povos do mundo. No congratulamos com tal feito, de memorável lembrança e exitosa trajetória.

Do Brasil, acompanhamos com atenção os logros alcançados por vosso Partido na luta pelo desenvolvimento econômico e social do Laos, como os quais nos congratulamos. Em especial, observamos que vosso país tem mantido uma importante taxa de crescimento do PIB, acima de 7% nos últimos anos, o que certamente revela êxitos na tarefa de diminuir a pobreza e desenvolver o país.

O PCdoB tem grande interesse em aprofundar o conhecimento mútuo entre nossos dois Partidos, e entre os laosianos e os brasileiros. O Partido Revolucionário do Povo do Laos, por um período que já caminha para a quarta década, leva adiante uma experiência de construção do socialismo que certamente muito interessa aos comunistas brasileiros melhor conhecê-la. De nossa parte, temos todo interesse iniciar uma cooperação fluida e desenvolta entre nossos dois Partidos.

Camaradas,

Nesse inicio de 2011, desde a América Latina, acompanhamos com expectativa e apreensão a situação política e social do Oriente Médio. Observamos, que, por um lado, é prenhe de potencialidades. Em muitos países de vossa região, as massas árabes emergem em revoltas contra governantes despóticos e pró-imperialistas – caso do Egito, da Tunísia, do Bahrein, da Arábia Saudita e outros.

No entanto, também se observam manobras por parte do imperialismo, no sentido de fraudar os objetivos nobres dos levantes populares, buscando controlá-los e subjugá-los, mantendo os seus interesses de dominação neocolonial.

Assim como as demais forças revolucionárias e progressistas de todos os continentes, consideramos inaceitável qualquer intervenção ou agressão estrangeira na Líbia. O povo líbio, soberanamente, deve ser capaz de encontrar uma saída pacífica para os seus problemas.

No Brasil, recém-iniciamos um terceiro governo das forças democráticas e progressistas, entre as quais se incluem os comunistas, através da recente posse da presidente Dilma Rousseff, após oito anos de governo do presidente Lula.

Os comunistas brasileiros defenderam durante a campanha eleitoral, e tem expressado com firmeza a sua posição no inicio deste novo governo, a necessidade de o Brasil realizar mudanças estruturais profundas, que descortinem caminho a um país mais desenvolvido econômica e socialmente, mais democrático e mais soberano.

O PCdoB, com sua política de acumulação revolucionária de forças, tem vivido um momento de importante fortalecimento e expansão de suas fileiras e de sua presença entre as massas, sobretudo entre os trabalhadores.
Reiterando nossa amizade e votos de sucesso ao 9º Congresso do Partido Revolucionário do Povo do Laos, nos despedimos fraternalmente com uma calorosa saudação a todos os delegados e delegadas a vosso Congresso.

Saudações fraternais,

Renato Rabelo
Presidente Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)

Ricardo Alemão Abreu
Secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)