Ato público celebra os 89 anos do PCdoB em Salvador

Um ato festivo no Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador, na Praça Municipal, marca as comemorações pelos 89 anos do PCdoB na capital baiana. O evento acontece na próxima sexta-feira (25/3), às 9h, data do aniversário do partido. Lideranças políticas, sociais e sindicais, além da militância devem participar da celebração.

Fundado em 25 de março de 1922, o Partido Comunista do Brasil participa desde então de todas as lutas do povo brasileiro em busca de liberdade, democracia e melhores condições de vida. No curso de sua história, passou um longo período na clandestinidade, perdendo o direito de participar dos processos políticos e muitos militantes para a repressão dos regimes autoritários. As maiores perdas aconteceram durante a ditadura militar iniciada em 1964, quando quadros preciosos do partido morreram ou desapareceram na luta pela democracia.

Com a redemocratização do Brasil, voltou legalmente à cena política, elegendo representantes para a Câmara Federal, o Senado, as Assembléias Legislativas estaduais e as Câmaras de Vereadores de todo o país. Mais recentemente começou também a disputar cargos do Executivo como prefeituras e governos de estado. No cenário nacional, se manteve sempre ao lado das forças progressistas, apoiando as candidaturas de Luís Inácio Lula da Silva desde 1989 até a sua eleição em 2002 e sua reeleição em 2006. Comprometido com o desenvolvimento do país, apóia também o governo da presidenta Dilma Rousseff.

Na Bahia, teve papel destacado na derrota do carlismo, que ocorreu com a eleição do governador Jaques Wagner em 2006 e sua reeleição no ano passado, quando o PCdoB elegeu também três deputados federais e três estaduais. O partido tem ainda 18 prefeitos, duas representantes na Câmara de Vereadores de Salvador e mais de 150 vereadores em todo o estado, além de contar com uma grande representação nos movimentos sociais, com atuação junto aos trabalhadores, na luta contra o racismo, o machismo e a homofobia e em defesa da juventude, dos direitos humanos, do meio ambiente e em todas as frentes que busquem garantir melhores condições de vida para a população.

O PCdoB defende um Novo Plano Nacional de Desenvolvimento e propõe a realização das reformas agrária, urbana, política, tributária, do sistema financeiro, dos meios de comunicação e da educação, com o objetivo de ampliar a democracia, os direitos da população e a soberania nacional. Em seus 89 anos, o PCdoB permanece firme da defesa do socialismo e jamais perdeu de vista seu principal objetivo: a construção de uma sociedade mais justa, com direitos e oportunidades iguais para todos.

De Salvador,
Eliane Costa