Sem categoria

Caminhada de mulheres reúne 2 mil em Guarulhos

A sexta edição da caminhada “Mulheres por um Mundo Mais Humano”, evento organizado pela União Brasileira das Mulheres (UBM) em parceria com o mandato da vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB) reuniu neste domingo (20) cerca de duas mil mulheres no Parque Cecap, em Guarulhos. Os participantes lembraram casos de violência ocorridos em Guarulhos, pediram justiça e respeito às mulheres.

- Gutemberg M. Tavares

Juntas, com a presença de crianças, idosos e homens conscientes da necessidade de apoiar as causas das mulheres, todas caminharam em nome da emancipação, fim da violência, ocupação dos espaços de poder na sociedade e respeito aos direitos das mulheres.

Quem também marcou presença na atividade foram as famílias de mulheres vítimas de violência em Guarulhos, dentre elas a de Mércia Nakashima, Jéssica Agnes, Andréia Nóbrega e do garoto Nicollas Santos vitimado pelo pai devido ao fim de seu relacionamento com a mãe. O crime cometido contra a jovem Bruna Tadim motivou um minuto de silêncio durante a passeata.

Foto: Gutemberg M. Tavares
O combate à violência contra a mulher foi a principal pauta da caminhada.

Impunidade gera violência

“A impunidade gera mais crimes e por isso é preciso que a justiça prevaleça. É preciso que a justiça seja justa não só na palavras, mas na atitude. Não podemos perder tantas mulheres com vem acontecendo”, disse Luiza Cordeiro. Durante o evento representantes das famílias usaram a palavra para cobrar da justiça punição aos crimes.

Terminado o trajeto da caminhada as participantes se concentraram no Clube do Parque Cecap onde ocorreu um ato em homenagem as mulheres. Diversas lideranças do movimento feminino marcaram presença. Em seguida atrações como a apresentação da Banda da Guarda Civil Municipal, grupo de capoeira, dança cigana e dança afro animaram a atividade. Diversas oficinas ofereceram serviços de saúde e beleza.

“É importante que nesta manhã nós mulheres possamos nos divertir, ter um pouco de lazer. Não podemos esquecer também que está atividade tem como um de seus objetivos fortalecer a luta das mulheres por uma sociedade mais humanizada, novos paradigmas de respeito mutuo entre mulheres e homens. Neste sentido queremos agradecer a presença dessas famílias que enfrentando sua dor nos dão um exemplo de perseverança e estão na luta para que outras famílias não passem por esse sofrimento, luta para que outras mulheres não sejam vítimas de crimes covardes e brutais”, declarou a vereadora comunista.

Colaborou Gutemberg M. Tavares, de Guarulhos