Sem categoria

Estudantes tomam as ruas de São Paulo em defesa da Educação

Nesta terça-feira (22), cerca de 3 mil estudantes participaram, em São Paulo,  de passeata da Jornada de Lutas 2011 da União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). A atividade faz parte de uma série de ações programadas para esta semana. Com o tema "A educação tem que ser 10”, a jornada realizará mais de 40 atos de rua, além de debates em escolas e universidaes, que totalizam cerca de 120 atividades.

- Estudantenet

Os estudantes paulistas seguiram do vão do Museu de Arte Moderna (Masp), na avenida Paulista, até a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), onde os presidentes das entidades foram recebidos pelos parlamentares.

A Jornada contará com cerca de 120 atividades em universidades ou Institutos Federais e mais de 40 passeatas ou atos de rua em quase 80 cidades de todos os estados. Entre as atividades, estão previstas duas audiências, uma com a presidenta Dilma Rousseff e outra com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, ambas na próxima quinta-feira (24), em Brasília. 

As entidades organizam ainda, na próxima quinta-feira (24), uma “campanha virtual” em defesa do investimento de 10% do PIB para o financiamento da educaçãoAs duas bandeiras que se destacam no leque de defesas dos estudantes são 10% do PIB e 50% das verbas do fundo social do pré-sal para educação. Para participar basta publicar mensagens de apoio a campanha seguidas da tag #EducacaoTemQueSer10.

Distribuir a renda do pré-sal

Para o presidente da Ubes, Yann Evanovick, o debate do pré-sal é uma questão nacional fundamental. "Na nossa opinião, essa garantia de 50% para educação é a melhor forma de distribuir renda por meio do fundo social. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, expressou que uma importante motivação da sua vinda ao país é ajudar o Brasil no processo de exploração do petróleo, conforme disse em seu discurso. Isso é um alerta para o país e em especial para o segmento social. Trata-se de um bem natural estratégico, portanto, não podemos permitir que ocorra o que já ocorreu com outras riquezas nacionais, que promoveram ciclos de riqueza mal distribuída. O fundamental na questão do pré-sal é garantir uma boa distribuição de renda e nós acreditamos que a expressão disso no fundo social é o investimento em educação".

Quanto a esta pauta, o presidente da UNE, Augusto Chagas, fez uma convocação durante o ato de abertura da jornada, que na segunda-feira (21) na Faculdade de Direito da USP: "essa luta não se finda com o veto do presidente Lula. Vamos lutar pela derrubada do veto e, também, pela incorporação dessa bandeira no texto do PNE".

De acordo com a presidente da ANPG, Elisangela Lizardo, a entidade se soma a essa luta pelos investimentos em educação como chaves importantes ao desenvolvimento do país e também apresenta suas bandeiras específicas, tendo como central sua campanha pelo aumento no valor das bolsas de mestrado e doutorado que estão há 3 anos sem reajustes, objeto de um abaixo-assinado da entidade. ”Investir na pós-graduação brasileira é também propiciar professores mais qualificados para o ensino básico, além de possibilitar um contato desde da infância com a pesquisa, e através de equipamentos como museus, bibliotecas e planetários. Enfim, é investir em qualidade de ensino e desenvolvimento da pesquisa nacional, ambos tão necessários para a nossa soberania”, finalizou.

Pautas locais

O aumento da tarifa do transporte coletivo na cidade também foi alvo de protestos, bem como a reivindicação pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do pré-sal municipal, que cria o Fundo Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social e destina 50% da verba para educação, meio ambiente e desenvolvimento de ciência e tecnologia. A PEC é iniciativa dos Deputados Pedro Bigardi (PcdoB) e Simão Pedro (PT).

Recebidos pelos parlamentares na Alesp, os estudantes contaram também com o apoio do atual presidente da Casa, Deputado Barros Munhoz (PSDB) , que além de se declarar favorável à proposta de emenda à Constituição, prometeu empenhar esforços para que a medida seja votada.

A Jornada de Lutas 2011 terá cerca de 120 atividades e cerca de 40 passeatas ou atos de rua em quase 80 cidades de todos os estados do país.

Confira os eixos da Jornada de Lutas 2011 : Educação tem que ser 10!

1. Financiamento público: 10% do PIB e 50% do Fundo do Pré-Sal para a Educação!
2. Leis específicas pela Regulamentação do Ensino Privado por mais qualidade, transparência, democracia e condições de acesso e permanência!
3. Fim do Vestibular: por um novo sistema de ingresso nas IES e nos IFETs com reserva de 50% das vagas para estudantes oriundos da rede pública!
4. Ensino Básico Integral unificando o ensino médio ao técnico!
5. Democratização radical do acesso ao ensino em todos os níveis e ampliação robusta da participação pública nas matrículas!
6. Plano Nacional de Assistência Estudantil financiado p/ Fundo Nacional de Assistência Estudantil: 2% do orçamento do MEC + 2% da arrecadação das instituições privadas!
7. Programa Nacional de Passe Estudantil em todos os níveis de ensino.
8. Gestão Democrática com eleições diretas e conselhos paritários em todos os níveis de ensino nas instituições públicas e privadas!
9. Valorização dos profissionais da educação e ampliação mais ousada da qualidade do ensino em todos os níveis!
10. Erradicação do Analfabetismo!

Programação das atividades pelo Brasil:

Segunda-feira (21)
Abertura oficial da jornada no CA XI de Agosto da Faculdade de Direito da USP, Lgo S. Francisco – debate sobre o PNE – 12h
Atividade na UFMG – ocupação do bandejão – manhã
Atividade na UERJ – mobilização pela meia-passagem – manhã
Atividade na PUC/PR – debate sobre o PNE com Ângelo Vanhoni – 19h
Atividade na UCS/RS – presença de Tarso Genro – confirmar
Atividade na UFSC – debate sobre o PNE com presença do reitor – 20h

Terça-feira (22)
Passeata de São Paulo – 9h
Passeata de Salvador – 10h
Atividade na UNIP/SP – debate sobre papel social do ensino privado19h

Quarta-feira (23)
Passeata do Rio de Janeiro e aprovação da Meia-Passagem na Câmara Municipal – manhã e tarde
Passeata de Belo Horizonte – 9h

Quinta-feira (24)
Passeata de Brasília e audiências:
manhã: Presidenta Dilma Rousseff
tarde: Ministro da Educação Fernando Haddad
Atividade na UnB – noite
Passeata em Recife – manhã
Atividade na UFSCar
TWITTAÇO #educacaotemqueser10 no toptrends.

Sexta-feira (25)
Atividade na UFBA – debate sobre o PNE e "Calorosa" – 16h e à noite

Sábado (26)
Culturata de Piracicaba/SP

Segunda-feira (28)
Passeata de Porto Alegre

Terça-feira (29)
Passeata de Manaus
Blitz na Assembléia Legislativa do Ceará

Quarta-feira (30)
Audiência Pública na Assembléia Legislativa de São Paulo
Passeata de Goiânia
Passeata de Natal

Da Redação, Luana Bonone, com informações da ANPG e Estudantenet.