GHC apresenta campanha contra violência às mulheres
No dia 24 de março de 2011, às 13h30min, a Comissão de Gênero do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) realiza o lançamento da adesão à campanha “Ponto Final na Violência contra as Mulheres e Meninas”, no Auditório do Hospital Cristo Redentor. A iniciativa faz parte de uma ampla programação de atividades que marcam o Mês da Mulher nos quatro hospitais e 12 postos de saúde do Grupo.
Publicado 23/03/2011 14:57 | Editado 04/03/2020 17:10
A intenção da campanha é alertar para o drama que atinge muitas famílias. O Serviço Social do Hospital Fêmina, unidade do GHC especializada no atendimento às mulheres, registrou em 2010, 34 casos de pacientes que verbalizaram terem sido agredidas fisicamente. Estatística que pode ser ainda maior, já que, em muitos casos, o medo impede que elas exteriorizem as ameaças e agressões. Numa pesquisa divulgada em fevereiro pelo DataSenado, 68% das entrevistas disse temer expor os agressores.
O mesmo estudo aponta que 57% declararam conhecer mulheres que já sofreram algum tipo de violência doméstica. A que mais se destaca é a violência física, citada por 78% das pessoas ouvidas pela pesquisa. Em segundo lugar aparece a violência moral, com 28%, praticamente empatada com a violência psicológica, 27%.
Um chamado pelas mulheres
A campanha Ponto Final na Violência contra as Mulheres e Meninas foi criada em 2008 pela Rede de Saúde das Mulheres Latinoamericanas e do Caribe, a partir de iniciativas existentes na África e na Ásia. No Brasil, é realizada desde o ano passado pela Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos e é desenvolvida simultaneamente na Bolívia, Haiti e Guatemala.
O enfoque é na prevenção primária, isto é, busca antecipar e intervir com estratégias para proteção das mulheres, antes que o fenômeno da violência ocorra, e não apenas estimulando a punição dos agressores e desenvolvendo ações para criar uma mobilização social de longo prazo.
Compromisso do GHC
Temáticas sobre a mulher são constantes no GHC. Pelo terceiro ano consecutivo, o Grupo recebeu o Selo Pró-Equidade de Gênero, concedido pela Secretaria Especial de Promoção de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República.
O Grupo desenvolve ações por meio da Comissão Especial de Políticas de Promoção da Igualdade de Gênero, criada com o objetivo de construir, junto com os trabalhadores e usuários, a igualdade e a equidade de gênero, considerando todas as diversidades como de raça, etnia, faixa etária e orientação sexual. O GHC conta com quase oito mil funcionários, sendo que 72% são mulheres.
ASSUNTO: Lançamento da Campanha “Ponto Final na Violência contra as Mulheres”
QUANDO: 24 de março de 2011, quinta-feira.
HORÁRIO: às 13h30min
LOCAL: Auditório do Hospital Cristo Redentor (4º andar – Rua Domingos Rubbo, 20 – Bairro Cristo Redentor – Porto Alegre/RS)
Das redação local,
com informações do GHC