Comunistas de Guarulhos celebram aniversário do Partido

Na Câmara, Rogério Chiata, presidente do PCdoB de Guarulhos, lê resolução aprovada pelo Comitê Central em homenagem ao aniversário do Partido.

25 de março é uma data especial para o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e toda sua militância. Neste dia em 1922, no Rio de Janeiro, era criado por um grupo de 11 pessoas o partido que hoje, 25 de março de 2011, completa 89 anos.

Durante a sessão Legislativa desta quinta-feira, 24, o presidente do Comitê Municipal de Guarulhos, Rogério Chiata e a vereadora Luiza Cordeiro, representante do partido no Poder Legislativo da cidade, fizeram discursos em homenagem a história do PCdoB. O vereador e líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), Edmilson Souza, também enalteceu a importância dos comunistas na luta política e pela democracia no Brasil.

Na íntegra, Chiata leu o documento “Identidade Comunista, Caráter Revolucionário, Socialismo” elaborado pela direção nacional do partido. “Ao encaminhar-se para seus 90 anos o PCdoB é uma legenda que se expande. Alarga sua presença nas várias esferas de luta política, social e de idéias. Organizado em 27 unidades federativas do país ele se aproxima da marca dos 300 mil filiados e atua para aumentar suas militantes entre os trabalhadores, a juventude e as mulheres”, leu Chiata.

Em outro trecho o presidente dos comunistas explicou a longevidade do partido e fatos marcantes de sua história. “Sempre soubemos aprender com os equívocos e enriquecer a conduta política com reflexões autocríticas acerca de nossas concepções e práticas políticas. Entre suas passagens marcantes estão a Conferência da Mantiqueira, 1943, que reestruturou o partido que fora severamente golpeado pela truculência do Estado Novo. A Resistência Armada do Araguaia (1972 a 1974), momento alto da luta contra a ditadura militar, a participação comunista no governo Lula são alguns exemplos”.

Luiza Cordeiro, em sua fala, enalteceu a atuação do partido nas questões da sociedade e lembrou o nome de diversos quadros locais do partido. “É com muita alegria e satisfação que chegamos aos 89 anos. Sempre participando das lutas e batalhas em nome de uma sociedade mais justa, contanto sempre com o apoio de nossa militância. Nunca aceitaremos essas desigualdades tão visíveis no sistema capitalista, onde poucos têm muito e muitos às vezes não têm nada. Isso faz mal à conduta da sociedade. Assim vamos seguir sempre jogando papel importante nas principais lutas e passagens políticas da nação”, disse a parlamentar comunista.

De Guarulhos, Gutemberg M. Tavares