Sem categoria

Assis Melo lembra trajetória de lutas no aniversário do PCdoB

O deputado Assis Melo (PCdoB-RS), em pronunciamento na Câmara, destacou o aniversário de 89 anos do PCdoB nesta sexta-feira – 25 de março. “A data inicia os preparativos da comemoração dos 90 anos de trajetória ininterrupta do partido com atuação mais duradoura na história do Brasil”, disse o parlamentar.

Ele lembrou que na história mais recente do Brasil, o PCdoB contribuiu para a eleição de Lula, o primeiro presidente operário que chegou à Presidência da República. “Junto com diversos partidos que constituíram uma frente ampla, conseguimos barrar o processo de desnacionalização em curso em nossa nação”, afirmou.

“Agora, no governo da presidente Dilma, precisamos avançar ainda mais, rumo ao novo projeto de desenvolvimento. Para isso, o partido está entre aqueles que lutam contra a política ortodoxa adotada na área econômica. Somos contra o aumento das taxas de juros, que beneficia apenas o capital especulativo e prejudica os setores produtivos.”, disse.

E apresentou as sugestões feitas pelo Partido ao Governo Dilma: queremos que o governo diminua o arrocho fiscal que limita os investimentos na infraestrutura do país. Para os comunistas, dessa forma, é possível chegar mais perto de atingir os objetivos traçados durante a última campanha eleitoral, com vistas à erradicação da miséria.

“É fato que o investimento em infraestrutura possibilita a geração de mais e melhores empregos, consequentemente uma maior distribuição de renda, para todos os brasileiros”, explicou Assis Melo.

Lutas antigas

O parlamentar lembrou ainda a luta do PCdoB pela redemocratização. Foram muitos os homens e mulheres que deram suas vidas por esta luta. Lembro aqui, daqueles desaparecidos no maior confronto armado rural do país, a Guerrilha do Araguaia”, lembrou Assis.

E destacou a participação de quatro gaúchos, como ele, na luta pela resistência democrática de nosso país: o estudante da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, João Carlos Hass Sobrinho, conhecido como Juca; o economista Paulo Mendes Rodrigues; o atleta e mecânico de avião, José Humberto Bronco; e o estudante de economia, Cilon da Cunha Brum.

“Em nome dos quatro faço a homenagem a todos aqueles que tombaram pela liberdade e defesa da democracia”, disse o deputado.

Assis Melo, que cumpre o seu primeiro mandato de deputado federal, disse que foi a trajetória de lutas do PCdoB que o motivou a ingressar nas fileiras do PCdoB, na década de 1980.

“Esta decisão possibilitou que um operário do chão da fábrica, vindo das lutas do movimento sindical se tornasse deputado federal. Portanto, minha estada nesta Casa não é obra de um projeto pessoal, é fruto de um projeto político coletivo onde o PCdoB nos oferece a base sólida para a conquista de um país desenvolvido, próspero e soberano”, concluiu.

De Brasília
Márcia Xavier