Sem categoria

Britânicos rejeitam plano de cortes governamental

Um gigantesco protesto reuniu neste sábado em Londres dezenas de milhares de britânicos que rejeitam os severos cortes implementados pelo governo de coalizão do primeiro-ministro David Cameron.

Os organizadores da manifestação, sindicatos e partidos de esquerda, anunciaram que reuniram mais de 250 mil pessoas, que condenaram o pacote de maldadas desenhado pelo governo por causa da crise orçamental.

Mais de 4.500 policiais foram deslocados para reprimira as manifestações, as maiores em Londres desde os protestos realizados em 2003 contra a invasão ao Iraque. Os manifestantes exigem o fim do pacote de maldadas que, segundo denúncias de organizações sindicais, afeta aos empregos com demissões em massa e impõe cortes salariais e dos serviços públicos.

De acordo com o Escritório Nacional de Estatística, o Reino Unido registrou no fechamento de janeiro último uma cifra de 27 mil novos desempregados, totalizando 2,53 milhões de pessoas sem emprego, o nível mais alto em quase 20 anos.

O significativo número equivale a 8% da força de trabalho ativa do país, que está entre os mais afetados pela crise financeira na Europa.

Entre a juventude, a taxa de desempregados atinge 20% da população ativa, o que representa 974 mil jovens sem emprego nas idades compreendidas entre 16 e 24 anos.

Com informações da Prensa Latina