RN: PCdoB comemora 89 anos com ato representativo e participativo
Militantes, amigos, parlamentares comunistas e lideranças dos movimentos sociais e sindicais lotaram o auditório da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte nesta sexta-feira, 25 de março, para comemorar os 89 anos de fundação do PCdoB. A cerimônia foi marcada pela visibilidade das lutas políticas e sociais do partido, com um resgate histórico daqueles que doaram suas vidas à luta por um novo modelo de sociedade, mais justa e igualitária.
Publicado 26/03/2011 16:12 | Editado 04/03/2020 17:07
“É com muita alegria que nós estamos hoje comemorando os 89 anos do PCdoB. Um partido que enfrenta o desafio de viver em uma quadra política avançada, com o ciclo aberto desde a eleição de Lula, e que tem continuidade na eleição de Dilma Rousseff, mas com enormes desafios a enfrentar para que o povo alcance a verdadeira democracia, o verdadeiro Desenvolvimento Nacional, tarefas que não se interrompem com as eleições”, ressaltou o presidente estadual do Partido e membro do Comitê Central, Antenor Roberto.
Antenor Roberto, presidente estadual do PCdoB/RN
Na solenidade de abertura, a deputada federal e vice-presidente do Comitê Central do PCdoB, Luciana Santos, fez um resgate histórico dos nomes que marcaram as lutas do Partido, uma análise sobre o quadro político atual e os desafios partidários para as eleições do próximo ano.
“O PCdoB, que comemora hoje 89 anos, é o partido mais antigo do país. E são em momentos como este que devemos refletir e resgatar a nossa história, falar de nossos mártires, dos nossos ídolos, de nossas referências de luta, homens e mulheres que doaram suas vidas pela causa de uma sociedade justa e igualitária. Este é o significado principal de nosso aniversário, que se reveste de simbolismo, e afirma os princípios e a teoria de uma sociedade que nós acreditamos que podemos construir. O Partido continua a serviço de uma mudança estruturadora do país que o brasileiro merece pela sua rica história de luta e dedicação à causa social”, afirmou a deputada Luciana Santos.
Luciana Santos, vice-presidente do Comitê Central e deputada federal pelo PCdoB
Homenagens
O Partido Comunista do Brasil comemora 89 anos de vida com uma história atrelada às lutas políticas e sociais do povo brasileiro. É, hoje, o partido mais antigo, mas também o mais maduro e consciente dos desafios de sua luta. E isso se reforça com o reconhecimento que se dá em atos como o que ocorreu nesta sexta na Assembléia, com homenagens àqueles que dedicaram suas vidas para que o PCdoB chegasse até aqui.
Comunistas históricos como Antônio Max, Antõnio Capistrano, Sérgio Dieb e Percílio Alves receberam a Comenda Vulpiano Cavalcante.
Comunistas históricos recebem Comenda Vulpiano Cavalcante
Novas filiações
Com a imagem consolidada de um partido politicamente amplo e vinculado ao povo mais simples, aos trabalhadores, mulheres e jovens, o PCdoB recebeu, durante a realização do ato festivo, 15 novas filiações. Nomes como o de Pedro Simões, filho do comunista histórico Percílio Alves. Uma demonstração da força do partido, que nos últimos anos vem sendo procurado por centenas de lideranças populares interessadas numa alternativa de atuação política organizada e consciente. A expectativa é congregar, cada vez mais, a experiência de militantes históricos à garra e às contribuições trazidas por novas lideranças.
Para Pedro Simões, o PCdoB apresenta-se como alternativa avançada de militância política e um espaço de aproximação com a história de seu pai. “Me aproximei do pensamento marxista-leninista muito mais por amor a meu pai, e hoje assumo o compromisso de ser um militante tão empenhado e dedicado como ele”, ressaltou emocionado.
PCdoB/RN recebe novas filiações
O ato em comemoração dos 89 anos do PCdoB foi encerrado com o coro de: “um, dois, três, quatro, cinco mil e viva o Partido Comunista do Brasil!”, aplausos, bolo e bebidas.
Encontro discute desafios para estruturação do PCdoB/RN
O encontro seguiu até o sábado (26), com o objetivo de debater os desafios que se apresentam para o fortalecimento da sigla, a preparação partidária para o embate eleitoral no Rio Grande do Norte em 2012 e sua estruturação durante o processo de conferências que acontecerão neste ano.
No processo de mobilização das Conferências Municipais, o PCdoB buscará discutir a política do partido e organizar sua militância em torno da construção de um pensamento político para a abertura de caminhos de progresso social e de um projeto nacional afirmativo.
Além dos membros da direção estadual, foram convocados os dirigentes municipais, parlamentares e militantes que compõem as diversas esferas de poder público, e contou com a participação do dirigente do Comitê Estadual do Ceará, e da Comissão Nacional de Organização, Abel Rodrigues. “É necessário entender o tipo de Partido que devemos construir, um Partido comunista, revolucionário, num tempo em que isto não está posto”, destacou o dirigente.
Abel Rodrigues, dirigente do Comitê Estadual do Ceará, e da Comissão Nacional de Organização
O objetivo é preparar o partido para a realização das Conferências Municipais, e discutir a estruturação partidária e o projeto político de 2012.
“Este é um momento de preparação e formação do Partido para o processo eleitoral. Queremos que o PCdoB saia mais unido, preparado e forte para enfrentar os desafios”, avalia Antenor Roberto.
O Partido, que vem de uma trajetória ascendente de afirmação política e consolidação orgânica, buscará, neste período conferencista, a construção de um Projeto Político mais ousado e de maior afirmação partidária, mas com uma agenda de estruturação.
Crescimento do Partido no RN
Segundo o Secretário Estadual de Organização, Carlos Albérico, a construção do projeto eleitoral do PCdoB para 2012 deve ter como objetivo aumentar significativamente a representação de vereadores no estado e a eleição de prefeitos e vice-prefeitos. Para tanto, Albérico defende a “realização de uma ampla e ousada campanha de filiação de novas lideranças representativas da sociedade, bem como o crescimento da presença organizada do partido em novos municípios”.
“Dentro do processo conferencista pretendemos reforçar nosso projeto eleitoral para 2012, debatendo-o em todo Estado e incorporando novas pessoas a ele. A meta é filiar mais 3.000 lideranças dos mais variados segmentos da sociedade: trabalhadores e trabalhadoras, jovens, intelectuais e lideranças dos movimentos sociais”, acrescenta o dirigente.
Fortalecimento nos movimentos sociais
Além disso, o secretário estadual de Organização, Carlos Albérico, ressalta a importância de seguir empenhando esforços nos movimentos sociais, em torno da unidade e luta dos trabalhadores, da juventude, das mulheres e todos os fóruns sociais, como fator de fortalecimento partidário.
“O PCdoB pretende centralizar a ação partidária em bases democráticas, comprometendo toda sua energia e personalidade para atuar de modo mais consciente nas eleições de 2012”, destaca o vice-presidente estadual da legenda, Canindé de França.
Conferências Municipais
Durante o encontro foi discutido o planejamento das atividades a serem realizadas pelo Partido este ano, contemplando a realização de reuniões de núcleos de base, de plenárias, da intensificação dos cursos básicos de formação, e do empenho em buscar novas filiações ao Partido para o aperfeiçoamento da estruturação partidária e sua interiorização.
A expectativa é de que as Conferências constituam-se em espaço de renovação da cultura política e de superação de dogmatismos, debatendo as teses partidárias e promovendo novas filiações. “Queremos assegurar, este ano, o mais numeroso, rico e participativo processo conferencista no Rio Grande do Norte, mobilizando militantes em todo o Estado, com a participação das direções e quadros partidários”, afirma Canindé de França.
De Natal, Jana Sá