Sem categoria

Ollanta Humala lidera pesquisa pré-eleitoral no Peru

O Peru está a poucos dias das eleições que definirão quem substituirá o presidente Alan García. A última pesquisa, realizada pela empresa Ipsos Apoyo, mostra Ollanta Humala, Keiko Fujimori e Alejandro Toledo com os maiores índices de intenção de votos.

A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (28/03) pelo jornal local Perú 21. Na liderança, está o progressista Humala (21,2%), da Coligação Ganha Peru, seguido por Keiko (20,7%), da Força 2011. O ex-presidente Toledo (2001-2006) está em terceiro lugar (20.1%).

Abaixo estão Pedro Pablo Kuczynski (14,6%), da Aliança Pela Grande Mudança, de tendência neoliberal, e Luis Castañeda, ex-prefeito de Lima, da Solidariedade Nacional, de centro-direita (13,9%).

Mudança

A posição de Humala supreendeu os peruanos. Desde fevereiro, o candidato mostrou tendência de crescimento, pasasando de 10% a 12% das intenções de voto para a liderança nas pesquisas.

Para o diretor do instituto Ipsos Apoyo, Alfredo Torres, Humala vem captando parte do eleitorado que Alejandro Toledo perdeu nas províncias. “Inicialmente, seu crescimento tinha relação com os votos que Toledo e Castañeda haviam perdido em regiões onde eram líderes históricos. Entretanto, nesta semana, Toledo perdeu votos em setores populares das províncias e estes passaram para Humala”, avaliou, segundo o Perú 21.

Na sondagem anterior do mesmo instituto, Humala também liderava. Ele havia passado de 12,5 para 18,5%. Toledo havia caído nove pontos, somando 20,5% da preferência. A filha do ex-presidente Alberto Fujimori, Keiko, aparecia estável, mantendo os 17%.

A margem de erro da pesquisa é de 2,2% para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada entre 19 e 25 de março e ouviu 1.986 pessoas maiores de 18 anos em 24 departamentos peruanos. O primeiro turno será disputado no dia 10 de abril.

Fonte: Opera Mundi