Sem categoria

Chávez e Cristina Kirchner aprofundam relações bilaterais

Ao desembarcar nesta segunda-feira (28) em Buenos Aires, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, defendeu a unidade latino-americana. Chávez reúne-se nesta terça (29) com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner. Durante o encontro será reafirmado o desejo comum entre os países de aprofundar a relação, considerada por ambos como estratégica.

Os chefes de Estado serão informados pelos chanceleres argentino, Héctor Timerman e venezuelano, Nicolás Maduro, sobre os resultados da III Reunião da Comissão Binacional de Alto Nível (Coban), que se reuniu na segunda (28), na capital argentina.

Chávez será homenageado por sua anfitriã com um almoço no Palácio San Martín e visitará os estaleiros Tandanor na Costa Sul da cidade. O presidente venezuelano também receberá uma homenagem na Faculdade de Jornalismo da Universidade de La Plata por sua contribuição à comunicação social.

Em 2008, Chávez e Cristina concordaram em implementar um mecanismo de reuniões trimestrais com o propósito de incentivar e promover a integração da produção, transferência de tecnologia e o fomento do intercâmbio econômico e comercial.

Em abril do ano passado, em Caracas, os líderes dos dois países assinaram 25 acordos nas áreas de energia, construção, alimentos e tecnologia.

Na época, a presidente argentina manifestou sua satisfação pela densidade que a relação com a Venezuela tem adquirido "não é clientelismo, mas transferência e reciprocidade de tecnologia, e tem a lógica que deve prevalecer nas relações de todo o mundo".

Reuniões

A previsão era também visitar o Brasil, mas a incompatibilidade com a agenda da presidente Dilma Rousseff fez com que o encontro fosse adiado. Brasil e Venezuela deverão firmar parcerias nas áreas de energia, alimentos, comércio, turismo e tecnologia.

Depois da visita à Argentina, Chávez segue para o Uruguai onde pretende se reunir com o presidente, José Mujica. Em seguida, ele vai para Cochabamba, na Bolívia, onde tem encontro com o presidente, Evo Morales.

Na sexta-feira (1º), Chávez reúne-se com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, na cidade de Cartagena de Índias. De acordo com a assessoria, o objetivo é fechar um acordo comercial que regulará as relações bilaterais.

Informações da Agência Brasil e Prensa Latina