Sem categoria

Chávez inicia viagens pela América do Sul

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, iniciou neste domingo (27) uma série de visitas oficiais pela América do Sul. Ele estará na Argentina, Uruguai, Bolívia e Colômbia com objetivo de "impulsionar relações estratégicas com esses países e analisar a evolução de acordos de cooperação já estabelecidos", informou a presidência por meio da AVN (Agência Venezuelana de Notícias).

O primeiro destino de Chávez é Buenos Aires, capital da Argentina, onde se reune com a presidente Cristina Kirchner. Alem da revisão de contratos já vigentes nas áreas agrícola, científica e industrial, está prevista a assinatura de um conjunto de novos acordos bilaterais. Um deles se refere a um convênio para construção de uma indústria de extração e transporte de gás natural.

Em seguida, ele irá a La Plata, capital da província de Buenos Aires. Na Faculdade de Jornalismo e Comunicação social da Universidade de La Plata, ele receberá um prêmio da categoria “Presidentes Latinoamericanos pela Comunicação”.

Os destinos seguintes serão Uruguai, Bolívia e Colômbia, mas as datas exatas ainda não estão confirmadas. Em Montevidéu, Chávez se reunirá com o presidente uruguaio, José Mujica. Os principais assuntos serão os mecanismos de cooperação energética entre os dois países.

Na Bolícia, participará, junto do presidente Evo Morales, da inauguração das obras de uma usina termoelétrica. Os dois presidentes deverão também assinar um convênio para exploração de petróleo.

Por fim, visitará a Colômbia e se reunirá com o presidente Juan Manuel Santos a fim de continuar o processo de fortalecimento das relações diplomáticas bilaterais.

Com Opera Mundi