Patinhas: "Iremos discutir a Fortaleza que queremos"

Em entrevista ao programa Questão de Ordem, veiculado na TV Assembleia, o presidente estadual do PCdoB-Ceará, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), falou sobre sucessão municipal de 2012. Segundo o dirigente comunista, “o PCdoB está respaldado para colaborar e elevar o nível do debate nas próximas eleições”.

Entrevista Patinhas Questão de Ordem

“Ver a cidade com um olhar mais amplo”. Este é o espírito do PCdoB neste período que antecede as eleições municipais de 2012. O jornalista Renato Abreu, apresentador do programa, iniciou a conversa citando a nota emitida pelo Comitê Estadual do PCdoB/CE após reunião realizada nos dias 26 e 27 de fevereiro, e questionou o que seria o “projeto ousado” proposto pelo partido para 2012.

O dirigente comunista explicou que essa não é uma iniciativa exclusiva do Ceará, mas sim, uma orientação para todo o Brasil. “Nacionalmente, o PCdoB vive um processo de crescimento e fortalecimento da legenda objetivando ampliar ainda mais espaços. Neste sentido, deveremos apresentar candidaturas próprias em diversas cidades”, reforçou.

Patinhas ratificou a importância das eleições de 2012. “Ela será a base para 2014. Já estamos pensando além. Neste ano vivenciaremos um processo de construção pois iniciaremos novo período de conferências municipais e estaduais onde teremos a oportunidade de debater política e traçar projetos para os municípios”. Segundo o dirigente, a previsão é de, só em Fortaleza, reunir 120 núcleos de base. “Serão cerca de três mil pessoas pensando num projeto político para a cidade”, contabilizou.

Além do projeto eleitoral, Patinhas também considera importante o debate que será feito durante o processo de conferências sobre a organização dos movimentos sociais, a participação nos sindicatos, entidades estudantis, associação de moradores.

Eleições de 2012

O presidente estadual do PCdoB-CE disse que o partido já iniciou seu processo de mobilização para as eleições de 2012. “Após reunião do Comitê Estadual, avaliamos que temos legitimidade para lançar candidatura própria para disputar prefeituras, não só em Fortaleza mas também em outros municípios cearenses”. Segundo o comunista, a intenção é filiar novos quadros, eleger mais vereadores e intensificar a atuação do PCdoB também em novas cidades. “Até o final de setembro, viveremos um momento de muito revolvimento no Partido. Iremos discutir a preparação para o projeto eleitoral e, neste sentido, o PCdoB depende muito dos comitês municipais”.

Projeto para Fortaleza

Questionado sobre a relação com a atual administração de Fortaleza, ele reforçou o espírito unitário dos comunistas. “Contribuímos com a administração de Luizianne, apoiamos sua eleição no 2º turno em 2004 e a reeleição em 2008. Participamos de secretarias e colaboramos com nossos mandatos”. Patinhas afirmou que o PCdoB irá conversar com os diversos partidos da base aliada, no sentido de buscar soluções para a cidade. “Nosso espírito não é de rompimento de aliança nem de revanchismo”. Para ele, a intenção do PCdoB é contribuir e elevar o debate nas próximas eleições. “O Partido procura seu espaço. É natural, neste momento, que a gente apresente nossas lideranças”, considera.

Desde dezembro de 2010 o PCdoB cearense se articula e debate o projeto para 2012 com o entendimento de buscar a Fortaleza “que nós queremos”. “Não vamos focar na postura negativista em relação à atual administração. Participamos dela, conhecemos a máquina, mas buscaremos participar das eleições caso seja concretizada nossa candidatura. Nossa intenção não é de fragilizar a atual administração, mas de contribuir com nossas ideias”.

Debates sobre Fortaleza

Patinha informou que em breve o Comitê Municipal de Fortaleza dará início a uma série de debates, com o objetivo de discutir a cidade com um olhar mais amplo e dialogar com a população e os aliados. “Serão palestrar e debates. Teremos a participação dos nossos parlamentares, professores e sociedade. O Comitê Municipal será o grande condutor deste processo”, informou.

Sobre a formatação dos debates e do lançamento de candidatura própria para a disputa em Fortaleza, Patinhas alertou: “Não existe decisão fechada. Estamos trabalhando ainda em cima desses fatos. A determinação do Comitê Estadual, em consenso, será em cima desta ideia de construir a candidatura. Precisamos de aliança e de apoio. Vamos discutir durante o processo de conferência. Viveremos um processo de construção de uma candidatura que leve Fortaleza para um avanço”.

Diante da proposta de fomentar e enriquecer o debate em torno da “Fortaleza que queremos”, o PCdoB cearense considera estar respaldado para isto. “Temos muitos nomes preparados para encabeçar esta discussão. O próprio Senador Inácio Arruda está preparado para isso pois foi o relator do Estatuto da Cidade, que este ano completa 10 anos”.

Para Patinhas, o nome mais preparado para assumir esta provável candidatura é o do atual senador Inácio Arruda. “Ele conhece bem Fortaleza, adquiriu experiência no Senado, tem a vivência na construção do Estatuto da Cidade. buscaremos elevar o nível da campanha de Fortaleza para não ficar naquela picuinha sem projetos para a cidade. Buscaremos contribuir com um olhar amplo para cidade”. O comunista considera um desafio administrar uma cidade com mais de 2 milhões e 500 mil habitantes “Não é fácil administrar Fortaleza. A cidade é muito problemática e é preciso dialogar com a população. Nosso projeto não é revanchista, vivemos um processo de aprendizado e buscaremos contribuir com nossas ideias”.

De Fortaleza,
Carolina Campos