Presidente faz balanço positivo da 20ª Conferência do PCdoB-CE

Após ser reconduzido à presidência do PCdoB no Ceará, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), concedeu entrevista ao Vermelho-CE. O comunista avaliou o processo de conferências do partido finalizado no último final de semana – nos dias 05 e 06 de novembro –, considerou “positiva” a 20ª Conferência Estadual, e destacou os desafios que se apresentam a partir de agora.

“Esta foi a maior Conferência já realizada pelo PCdoB no Ceará. Construímos uma plenária marcada pela grande unidade do Partido, que está consciente do seu tamanho e, ao mesmo tempo, reconhece os desafios que deveremos enfrentar”. Foi com entusiasmo e grande sentimento de responsabilidade que Carlos Augusto Diógenes avaliou o processo de conferências do PCdoB no Ceará. Ao longo dos últimos quatro meses foram realizadas 125 conferências municipais em todas as regiões do estado.

Patinhas considera que não são só os números que dão a dimensão da importância da 20ª Conferência. “O ato político foi uma das principais etapas de todo este processo. O ato demonstrou a grande respeitabilidade dos partidos aliados em relação ao PCdoB e o prestígio do partido entre as demais legendas da base aliada. Construímos um partido que tem identidade e posicionamento próprio, mas que prima por bom relacionamento”, ressaltou.

Ato prestigiado

A abertura da Conferência contou com a participação de lideranças, parlamentares e prefeitos do PCdoB e de vários outros partidos. Prestigiaram o encontro o governador Cid Gomes (PSB) e os deputados federais Mauro Benevides (PMDB), José Arnon (PTB), Danilo Forte (PMDB) e Artur Bruno (PT); os deputados estaduais Roberto Cláudio (PSB, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará), Antônio Carlos (PT, líder do governo na Assembleia Legislativa do Ceará) e Mauro Filho (PSB, secretário de Estado da Fazenda). De Papito Oliveira e Francisco Soares, representantes do PDT, além de Reginaldo Moreira, presidente do PMN.

Entre os prefeitos, Eliene Brasileiro, de General Sampaio, presidente da Associação de Prefeitos do Ceará; Augusta Brito, prefeita do Graça; Samuel Alencar, de Potengi; Clodoveu Arruda, de Sobral; José Vandevelder, de Farias Brito; Carlos Felipe, de Crateús, e George Valentim, de Maranguape. Vice-prefeitos como José Simão, de Quixelô, Alexandre Tomás, de Ubajara, e Dra. Rejane, de Farias Brito, também prestigiaram a Conferência.

O Secretário Estadual de Saúde, Arruda Bastos, o Secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza, Evaldo Lima, o secretário do Procon Fortaleza, João Ricardo, o secretário de Educação de Maranguape, Gilvan Paiva, e o presidente da Câmara Municipal de Maracanaú, Chico Barbeiro, também participaram do Ato Político, além de representantes dos mais diversos movimentos sociais.

Apoio de Cid

Durante a entrevista, o dirigente comunista ressaltou a participação do Governador Cid Gomes no ato de abertura da Conferência. “Em seu discurso, ele ressaltou a parceria antiga com o PCdoB, que já chega a quase duas décadas, desde que ainda era deputado estadual, pleiteou a presidência da Assembleia Legislativa e teve o apoio do também deputado na época, Inácio Arruda”. Cid destacou ainda o apoio comunista quando concorreu à Prefeitura de Sobral e também seu apoio a Inácio Arruda tanto na eleição de 2004, para a Prefeitura de Fortaleza, quanto em 2006, para o Senado.

Solidariedade

Carlos Augusto considera que o ato político foi muito além do âmbito estadual. “Entendemos que a Conferência foi muito importante para o PCdoB, não só pelo tamanho que o Partido tem hoje, mas pelo relacionamento democrático que ele consolidou. Foi muito gratificante ver a solidariedade de tantas lideranças ao ex-Ministro do Esporte, Orlando Silva, caluniado pela imprensa”, destacou.

Partido atuante

Segundo o dirigente comunista, a Conferência também pode ratificar que o PCdoB não é uma sigla apenas eleitoral, como boa parte dos partidos brasileiros. “Pudemos comprovar que, apesar de depositar grande força na frente eleitoral – com a presença em 154 municípios do Ceará, com 5 prefeitos, 66 vereadores, um senador, dois deputados federais e um estadual –, também temos forte presença junto aos diversos segmentos dos movimentos sociais, contamos com o funcionamento permanente da escola de formação, com a atuação da Fundação Maurício Grabois e do CEBRAPAZ, além do trabalho de comunicação feito através do Vermelho/CE. O PCdoB é um partido de múltiplas e variadas atividades e com funcionamento permanente. Porém, sabemos que ainda precisamos aprimorar nossa atuação e para tanto a conferência definiu nossos desafios e nossas tarefas para os próximos anos”, ratificou.

Homenagem simbólica

A homenagem a Gilse Cosenza, comunista responsável pela reestruturação do PCdoB no Ceará, em 1975, também foi ressaltada por Patinhas. “Às vésperas de completarmos 90 anos de fundação, fazemos parte de um Partido que tem respaldo e história. A entrega da Comenda Bergson Gurjão a ela representou não só o nosso agradecimento a tudo que Gilse representou, mas também simbolizou a homenagem a todos que construíram e constroem o partido com força no presente e com raízes fincadas no passado”, ratificou.

Debates

Ao longo do final de semana, foram realizados debates em torno do informe político apresentado pela direção estadual, com intervenções e contribuições dos delegados que participaram do encontro. “Também na elaboração da proposta final de composição do novo Comitê Estadual cada delegado pôde fazer sugestão de nomes. Ao final a comissão eleitoral apresentou uma proposta unitária que foi eleita por votação secreta e em seguida empossada como a nova direção estadual”, acrescentou.

Desafios

Para Patinhas, os desafios se apresentam de forma proporcional ao crescimento do PCdoB no Ceará. O dirigente comunista destaca várias questões que os comunistas deverão se dedicar com mais afinco nos próximos anos. Dentre os desafios citados pelo presidente estadual da sigla para os próximos anos é solidificar o partido com quadros qualificados e junto às massas. “Nas 154 cidades onde o PCdoB está organizado, temos em torno de mil quadros atuantes nos comitês municipais. Precisamos que o partido, através destes quadros, esteja envolvido na luta do dia a dia do povo e em defesa de seus anseios”

Outro desafio que Patinhas considera importante ser superado é o de contribuir para a consolidação do projeto de desenvolvimento do Ceará iniciado pelo Governador Cid Gomes. “Vivemos um momento propício para o desenvolvimento nos estados, especialmente os do Nordeste. No Ceará já colhemos os frutos plantados no Governo Federal por Lula, que Dilma dá continuidade e Cid tão bem encaminha”. O comunista destaca as grandes obras estruturantes recebidas no estado como a Siderurgia, a Refinaria, a Transposição do Rio São Francisco, a Transnordestina e até mesmo a Copa 2014. “Tudo isso nos colocará num patamar superior de desenvolvimento. Nosso Partido é favorável ao crescimento econômico, à melhoria das condições de vida do povo e temos o desafio de, ao lado dos demais partidos aliados, dar sequência a este desenvolvimento no Ceará”.

O terceiro desafio apontado por Carlos Augusto está na frente eleitoral. “Nossa principal luta para 2012 é aumentar nossa representação tanto no legislativo quanto no executivo. A ideia inicial é dobrar o número de prefeitos e vereadores comunistas. Propomos que cada cidade do interior eleja pelo menos um vereador do PCdoB e em Fortaleza, este número deverá triplicar. "Na capital também apresentaremos à aliança partidária que compomos nossa candidatura para a prefeitura. A disputa em Fortaleza é um dos nossos maiores desafios.”, ratifica.

A formação é outra preocupação do dirigente. “Até março de 2012, quando o PCdoB completa 90 anos de história, deveremos apresentar em todas as cidades, o curso do Programa Socialista. Buscaremos também fortalecer a nossa escola de formação”.

Fortalecer os comitês municipais surge como outro desafio para a nova direção estadual do partido no Ceará. “Procuramos demonstrar a necessidade de aprimorar o funcionamento dos comitês municipais. A intenção é que eles sejam os condutores da política em cada cidade, acompanhados de perto pelo Comitê Estadual. São os dirigentes dos municípios que conhecem melhor a realidade da cidade e também o cenário da disputa eleitoral”.

Coroamento

Fazendo um balanço geral sobre a conferência, Patinhas demonstra entusiasmo. “Ficamos muito satisfeitos com todo este no processo. Na verdade, a 20ª Conferência Estadual representa um coroamento de quase cinco meses de intensas atividades e debates realizadas nos mais diversos municípios cearenses”.

Nova direção

Sobre a eleição do novo Comitê Estadual, Carlos Augusto considera que o diretório compreende bem a responsabilidade de dar seguimento a esse processo de contribuição para um Ceará mais próspero, com desenvolvimento e igualdade social. “O desafio da nova direção é de avançar ainda mais”.

Patinhas informou que, após referendada a nova composição do Comitê Estadual, aconteceu a primeira reunião com os membros recém-eleitos. Carlos Augusto foi confirmado para exercer, por mais dois anos, a função de presidente estadual do partido. O vice-presidente é Luís Carlos Paes, presidente do Comitê Municipal de Fortaleza, Sônia Maria Pinheiro, continuará à frente da Secretaria de Finanças, assim como Abel Rodrigues na Secretaria de Organização. “Esta confirmação dos cargos é importante para que seja registrada em ata e encaminhada para o TRE. É preciso ratificar o novo diretório com suas funções para o registro na Justiça Eleitoral”, esclareceu.

O Comitê Estadual também decidiu que sua próxima reunião será no dia 03 de dezembro, quando será eleita a nova comissão política e os titulares das demais secretarias.

Mais um mandato

Mais uma vez reeleito presidente estadual do PCdoB no Ceará, Patinhas reconhece ainda há muito a ser feito. “Reconhecemos que os desafios crescem junto com o Partido. Não podemos nos acomodar. Houve muito avanço, mas também surgiram debilidades que deveremos supri-las”. Ainda sobre a sua permanência na presidência do partido no estado, Carlos Augusto considera este um novo cenário. “Estou assumindo com a mesma disposição da primeira vez, porque reconheço a responsabilidade de dar ritmo ao partido e fazer com que ele continue seu processo de crescimento, fortalecimento e consolidação no Ceará”, concluiu.

De Fortaleza,
Carolina Campos