Patinhas: PCdoB-CE realizará sua maior conferência estadual

No momento em que o PCdoB no Ceará finaliza seu processo de conferências municipais e prepara a plenária final de sua 20ª Conferência Estadual, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), presidente do Partido no Ceará, concede uma entrevista ao Vermelho-CE e faz um balanço do momento político do Partido Comunista no Estado.

“Esta será a maior conferência da história do PCdoB no Ceará”, considera Patinhas. Com o Partido organizado em 154 dos 184 municípios cearenses, os comunistas realizaram, ao longo dos últimos quatro meses, intensa mobilização partidária, sem largar a atividade política e as lutas populares. “Reunimos cerca de 6.200 militantes para debater nosso projeto partidário para os próximos anos e os desafios para construirmos um partido mais forte, amplo e influente em cada município. Como as assembleias foram abertas, podemos afirmar que mais de 12 mil pessoas, entre amigos e simpatizantes do Partido, participaram desses encontros”, contabiliza.

Filiações

Os números também são expressivos na quantidade de novas adesões ao Partido. “Numa avaliação ainda preliminar calculamos que cerca de 4 mil pessoas filiaram-se ao PCdoB nos últimos meses. São lideranças respeitadas, que já se somam à respeitada trajetória política do PCdoB e empolgadas com o nosso projeto eleitoral para 2012”. Entre os filiados, um prefeito (de Farias Brito), três vices-prefeitos (de Farias Brito, Russas e Ubajara), 16 vereadores, ex-prefeitos, suplentes de vereadores, lideranças comunitárias, quilombolas, jovens e profissionais liberais”, ratifica o comunista.

Ainda sobre as novas filiações, Carlos Augusto ressalta que estas adesões são significativas neste momento em que vive o Partido. “Ano que vem, o PCdoB completará 90 anos de história, com intensa atividade política nas diversas frente, presença nas luta populares e aguerrida resistência nos períodos ditatoriais. Com as filiações, o Partido se aproxima ainda mais do povo. Valorizamos a chegada dos novos filiados e buscaremos integrá-los de forma que nos ajudem a construir um PCdoB ainda mais forte”.

Processo de conferências

Ao longo dos últimos quatro meses, o processo de debates realizados nos 154 municípios cearenses onde o PCdoB está organizado movimentou os comunistas. “Esta é uma fase de muito dinamismo político”, avalia Patinhas que ressalta ainda que o processo de conferências foi realizado junto com outras atividades partidárias. “O Partido não parou para realizar as conferências municipais. Ao mesmo tempo estávamos atuantes nas nossas ações tanto no legislativo, quanto no executivo e junto aos movimentos sociais. Seguimos o curso normal das nossas lutas políticas e em defesa dos direitos do povo”, ressalta.

Passado o intenso processo de mobilização para a realização das conferências municipais e assembleias de bases, o PCdoB agora organiza a plenária final, que será realizada nos dias 05 e 06 de novembro, em Fortaleza. A expectativa é reunir todos os 340 delegados eleitos nos encontros municipais. “Fazemos um chamado aos camaradas para que se organizem e crie condições para que todos possam participar da nossa plenária final. É importante que 100% dos delegados estejam presentes”, conclama o dirigente.

Plenária final

Na abertura da plenária final será realizado um ato político com a presença do Deputado Federal Osmar Júnior (PCdoB/PI), líder da bancada comunista na Câmara Federal e de outras lideranças comunistas do Estado, assim como dirigentes e personalidades de partidos aliados, lideranças populares, parlamentares, prefeitos e secretários. Ainda na abertura a ex-presidente estadual do PCdoB, Gilse Cosenza, receberá a Comenda Bergson Gurjão, por sua atuação destacada na reestruturação do partido no Ceará e sua dedicação à luta do povo e à construção de um Brasil socialista.

Na tarde de sábado será debatido o informe político apresentado pelo atual Comitê Estadual. “O documento parte do princípio que o PCdoB cresceu muito na última década. Além de analisar este crescimento, apresentamos também o desafio para os próximos dez anos de administrar e potencializar este crescimento, não só na frente eleitoral mas também junto aos movimentos sociais e na luta de ideias”, reforça Patinhas.

Já no domingo acontecerão as discussões em torno do balanço do trabalho do Comitê Estadual do PCdoB realizado no último biênio. Também será apresentada e eleita a nova direção do PCdoB no Ceará. “A votação será eletrônica e a previsão é de que a nova direção estadual seja apresentada por volta das 16h”, confirma o dirigente.

Metas para os próximos dois anos

Dentro do planejamento para a próxima década, o PCdoB cearense faz metas a curto prazo. Para os próximos dois anos, o Partido prevê atividades em todas as frentes de atuação. “Na frente eleitoral, nossa meta é dobrar o número de prefeitos, de 5 para 10,
e de vereadores, dos atuais 67 para mais de 120”, projeta o dirigente comunista.

Segundo Patinhas, o projeto eleitoral do Partido é uma das múltiplas ações que deverão ser impulsionadas no próximo ano. “Para que tenhamos um PCdoB mais forte, amplo e influente, precisamos nos fortalecer em todas as frentes. Por isso, destacamos a importância das próximas eleições, com disputas nos municípios, para que as demais frentes também se fortaleçam”.

O dirigente comunista revela um projeto ousado para 2012. “Apresentaremos candidatos a Prefeituras em 34 municípios, sendo 33 no interior do Estado e também em Fortaleza”, ratifica. Nas cidades onde o Partido não sair com candidatura própria, irá apoiar os aliados “Disponibilizaremos toda a nossa militância, garra e lealdade para defender os interesses do povo e contribuir com nossos aliados”.

Para Carlos Augusto, é legítimo que o partidos se prepare desde já para disputa do ano que vem nas diversas prefeituras cearenses. “Entendemos que o PCdoB, ao se fortalecer em outros municípios, contribui também com o fortalecimento da base aliada de apoio ao Governo Cid”, avalia.

Demais frentes

Na frente de massas, Patinhas considera que este crescimento deve ser permanente. “Para que haja mudanças no Brasil e no Ceará é imprescindível a participação efetiva dos movimentos sociais. O povo deve estar unificado em torno de bandeiras políticas com reformas que garantam a melhoria de vida de todos.

O dirigente comunista reforça que esta é uma das frentes estratégicas do PCdoB. “Iremos propor a criação do Fórum dos Movimentos Sociais, que deverá funcionar de forma permanente e terá o objetivo de reunir os comunistas em torno das lutas populares”. Patinhas cita ainda como prioridade fortalecer a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), organizar a União da Juventude Socialista (UJS) em todas as universidades, ampliar a estruturação da União Brasileira de Mulheres (UBM) no interior do Estado e fortalecer de um modo geral os diversos segmentos dos movimentos sociais dos quais o PCdoB apoia.

A terceira frente de atuação do PCdoB, a luta de ideias, o Partido considera ser fundamental o debate sobre os desafios de aumentar o desenvolvimento do Nordeste em relação ao Brasil. “Devemos ver como superar esta defasagem histórica”. Patinhas considera que no Governo Lula houve grandes avanços e que Dilma Rousseff tem dado continuidade. Em relação ao Ceará, o dirigente ressalta o empenho de Cid Gomes. “Estão em curso obras estruturantes que impulsionarão ainda mais o Ceará e devemos aprofundar este debate e a mobilização dos diversos segmentos para dar continuidade a este processo em curso no estado”. Patinhas considera este debate, de caráter estadual e regional, parte fundamental da luta pela implementação do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento.

Ainda entre as próximas atividades junto à luta de ideias, Carlos Augusto informa que o Partido deverá reforçar a formação dos militantes. “Deveremos intensificar a realização de cursos com formação política e teórica para nossos quadros e militantes. Durante a plenária final, apresentaremos a formatação de um novo curso para filiados onde pretendemos aplicar em todas as cidades onde o PCdoB está estruturado. Fortalecer a militância é fortalecer o Partido”, finalizou.

De Fortaleza,
Carolina Campos