Bahia terá Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres

Em cerimônia concorrida na manhã desta quarta-feira (30/3), o governador da Bahia Jaques Wagner assinou o projeto de lei que cria a Secretaria da Mulher, uma antiga demanda do movimento de mulheres baiano. O governador ampliou também de 120 para 180 dias a licença maternidade das servidoras públicas do estado. Os dois projetos seguem para a Assembleia Legislativa e devem ser votados em breve.

Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres

"A criação da secretaria e a ampliação da licença são um reconhecimento da importância da mulher, da maternidade, da vida. Nós estamos evoluindo, não no sentido de dizer que mulher é melhor do que o homem, mas que cada pessoa tem suas características e devem compartilhar com igualdade de direitos os destinos de Salvador, da Bahia, do Brasil”, afirmou o governador.

Para ele, os dois projetos representam um avanço na luta contra o preconceito. “Todo dia é dia de lutar contra a discriminação e a intolerância. Quando o Governo do Estado dá o exemplo fica mais fácil de repercutir esta luta na mente da população. Não há nada mais difícil do que desfazer o preconceito arraigado na cabeça das pessoas”, disse.

Vitória das mulheres

“Esta foi uma grande vitória do movimento feminino, que sempre lutou pela criação de uma pasta específica para cuidar das nossas demandas. A expectativa é que a partir de agora, as nossas políticas possam fluir de forma mais célere. Em que pese na Sepromi termos conseguido muita coisa, mas a gente entende que a secretaria específica contribuirá em muito para que novos passos venham de maneira mais intensa”, comemorou a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher, Patrícia Ramos.

Para ela, é preciso enfatizar que esta é mais uma vitória das mulheres. “A gente vem conseguido algumas coisas a custas de muita luta, muito enfrentamento. Esta é mais uma vitória, mais um espaço de atuação, que vem para fortalecer ainda mais a lutas das mulheres da Bahia. Assim poderemos continuar o trabalho realizado na Sepromi, através da Superintendência de assuntos para Mulheres, que tem toda uma atuação destacada, principalmente na luta contra violência doméstica. Então, a nossa expectativa é muito boa nesse sentido”, enfatizou Patrícia.

A nova Secretaria de Políticas para as Mulheres vai ser instalada a partir do desmembramento da atual Secretaria da Promoção da Igualdade (Sepromi). A primeira vai tratar das políticas públicas direcionadas à questão de gênero, a outra será dedicada à questão racial. Entre as ações previstas para a nova Secretaria estão o enfrentamento da violência contra a mulher, exploração sexual de crianças e adolescentes, discriminação de gênero e educação sexual.

De Salvador,
Eliane Costa com informações da Agecom Bahia