Senadoras amazonenses são homenageadas no Senado
As mulheres tiveram espaço especial no Congresso Nacional hoje, quando foram encerrados os eventos comemorativos do mês da mulher. E entre elas duas amazonenses se destacaram: as senadoras Eunice Michiles e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Uma começa e a outra encerra a galeria de fotos das mulheres senadoras exposta na Ala Alexandre Costa do Senado Federal. Nesta quinta-feira ocorreu a solenidade de atualização dessa galeria com a colocação das imagens das novas parlamentares.
Publicado 31/03/2011 21:47 | Editado 04/03/2020 16:12
Vanessa lembrou que a galeria existe porque o número de mulheres no parlamento ainda é muito reduzido. “A galeria hoje é necessária por conta das desigualdades. Somos mais da metade do eleitorado brasileiro e temos somente 11% de representação no parlamento. Infelizmente, nossa cultura ainda faz com que a mulher sofra e não ocupe os espaços que deve ocupar”, disse.
A senadora lembrou que não há galeria de senadores, só de senadoras. “Acho mais importante que o objetivo final nosso seja extinguir essa galeria. Na hora em que formos metade dos senadores, não haverá mais necessidade de termos uma galeria para as mulheres” defendeu.
A galeria é uma homenagem às mulheres que exerceram ou estão no despenho do cargo de senadora. A inauguração de novos retratos ocorre sempre em março, o Mês da Mulher. A iniciativa surgiu de idéia da ex-senadora Serys Slhesssarenko e foi adotada em 2005, como uma das atividades em comemoração ao Ano Internacional da Mulher. A primeira senadora foi Eunice Michilles, pelo Amazonas, de 1979 e 1986, lembrada hoje no discurso de todas as senadoras presentes ao evento.
Talk Show – Mas não pararam por aí as homenagens à mulher. No final do dia um debate sobre a mulher e sua pluralidade de papéis tomou conta do auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados Federais.
A senadora Vanessa Grazziotin representou todas as senadoras no evento. As parlamentares da Câmara foram representadas pela deputada federal Janete Pietá. O evento contou ainda com a participação da atriz e cantora Elisa Lucinda, a doutora em psiquiatria e especialista em sexualidade, Carmita Abdo e a cantora e instrumentalista Myrlla Muniz. Foi um talk show mediado pela jornalista da Câmara Vera Morgado.
Vanessa destacou que no parlamento a mulher tem que se envolver nos debates mais polêmicos, como por exemplo, a reforma política, mas que não pode deixar de lado também os debates sobre a questão de gênero.
Da assessoria de imprensa da senadora Vanessa