Comunidade árabe recebe homenagem na Câmara Municipal de Manaus

Com forte presença na vida social, econômica e política do Amazonas, a comunidade árabe, uma das mais antigas do Estado, será homenageada, nesta quinta-feira (31/03), em uma sessão especial proposta pela vereadora Lucia Antony (PCdoB), no Plenário Adriano Jorge, da Câmara Municipal de Manaus (CMM). A cerimômina faz parte das comemorações pelo Dia Nacional da Comunidade Árabe, celebrado no dia 25 de março.

Para Lucia Antony, a homenagem é mais do que merecida pela enorme contribuição que a colônia árabe deu ao Amazonas em quase um século e meio. Ela ressaltou que a presença árabe é notada em praticamente todos os campos do cotidiano amazonense, mas que poucas vezes, essa contribuição é reconhecida. “Os árabes contribuíram significamente para o desenvolvimento e o crescimento do nosso Estado e da Região Amazônica como um todo. Essa contribuição, em muitas ocasiões, é ignorada, inclusive, nas Casas Legislativas. A homenagem que prestamos aos homens e mulheres árabes é justa por tudo o que fizeram para o bem de nossa sociedade”, enfatizou.

Entre os nomes árabes em destaque estão o do premiado escritor Milton Hatoum, o da empresária Sadie Hauache, que teve a primeira emissora de TV aberta implantada no Estado do Amazonas, o do lutador Walid Ismail, oito vezes campeão brasileiro de jiu-jitsu e campeão mundial de vale-tudo, o do atual governador Omar Aziz, o da primeira-dama, Nejmi Aziz, o do presidente da Assembléia Legislativa do Amazonas (ALE), deputado Ricardo Nicolau, o do presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador João Abdala Simões, o do vice-presidente do TJA, desembargador Domingos Chalub, o do presidente da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomercio), Roberto Tadros, e o do fundador da Rede Amazônica de Rádio e TV, jornalista Phellipe Daou, entre outros.

“Muitos árabes chegaram aqui praticamente sem nada. Apesar das dificuldades, eles conseguiram vencer todas as barreiras e formaram uma das colônias mais vitoriosas de nosso Estado”, explica o engenheiro Kassem Assi, presidente da Associação Muçulmana do Amazonas.

História
A presença árabe no Amazonas se confunde com a própria história da imigração árabe no Brasil que aqui aportou na metade do século XIX. Primeiros chegaram os sírios, os libaneses e marroquinos, em seguida, os palestinos. Os árabes contribuíram muito para o desenvolvimento e crescimento de manaus e do Amazonas, onde possuem grande importância na áreas acadêmica, jurídica, econômica, social, cultural, política, literária, jornalística, esportiva, religiosa e até a gastronômica.

No início, os árabes trabalhavam em barcos chamados regatões, onde podiam vender sua mercadorias para o interior, fazendo assim um dos tipos mais conhecidos de comércio daquela época e que caracteriza a missão desse povo aventureiro e desbravador. Hoje, os árabes e seus descendentes são grandes comerciantes e empresários, e muitos, juntos com seus empreendimentos, são conhecidos na sociedade amazonense. “Os árabes sempre preferiram o Centro para trabalhar. Porém, hoje, notamos que eles estão se espalhando e já podemos ver vários comerciantes atuando na Zona Norte e Leste da cidade”, disse o empresário Mamoun Imwas.

Os árabes contribuíram para a religiosidade amazonense com a construção da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, localizada na Praça dos Remédios, importante reduto da colônia radicada em Manaus. Os árabes construíram a primeira mesquita da região norte do Brasil que já está em funcionamento no centro de Manaus, embora não tenha sido inaugurada oficialmente.

Na culinária, a contribuição dos árabes é enorme. Hoje, por exemplo, encontramos em qualquer lanchonete quibes e esfihas. Além disso, são muitos os pratos da culinária árabe conhecida no Amazonas e no Brasil. Pratos como charutinhos de repolho, hommos, babaghanush, quibe frito, quibe cru, lentilha, kafta, falafel etc, dão uma variedade maior de pratos e que estão presentes em muitos lares e restaurantes no Amazonas. “O povo árabe merece todo respeito e consideração pela contribuição que deram para o Amazonas”, disse a vereadora Lucia Antony.

De Manaus,
Anwar Assi