Crateús: Gincana retira mais de 100mil garrafas pet da natureza

Na última segunda-feira (28/03), na Praça da Matriz, foi realizada a entrega de premiação para as escolas participantes da I Gincana Ecológica Ecopet de Crateús. O evento idealizado pela Prefeitura de Crateús, através das Secretarias de Meio Ambiente, Educação, Assistência Social, Saúde, Relações Institucionais e Agricultura, mobilizou cerca de 20 mil alunos e professores de 14 escolas da rede municipal e particular de ensino.

O movimento objetivou conscientizar a população, através da participação das crianças e adolescentes, a respeito da preservação e conscientização do meio ambiente por meio de reciclagem de garrafas pet, além de contribuir efetivamente para a diminuição dos focos de dengue na cidade de Crateús.

Para o Secretário do Meio Ambiente do Município, Wanderley Marques, a consciência ecológica se aprende desde criança sendo preciso despertá-la em cada cidadão. “Diante da situação de grande número de casos de dengue no município e visando fortalecer a reciclagem de garrafas pet, a gincana se mostrou uma grande aliada, pois possibilitou a retirada de 100 mil garrafas da natureza”, pontuou. Segundo o secretário, o resultado foi acima do esperado, pois todas as escolas tiveram uma participação decisiva para o grande sucesso alcançado pela gincana. “Foi um resultado tão significante para uma atividade tão simples”, enfatizou Wanderley.

Resultado final da Gincana

1.º – EEFM Lourenço Filho – Total de Garrafas: 25.306;
2.º – EEEP Manoel Mano (Liceu) – Total de Garrafas: 24.707;
3.º – Escolinha ABC dos Venâncios – Total de Garrafas: 11.343;
4.º – EC Antonio Anísio da Frota – Total de Garrafas: 6.224;
5.º – Colégio Vitória – Total de Garrafas: 5.400;
6.º – EC Amadeu Catunda – Total de Garrafas: 5.131;
7.º – EC Maria José B. de Melo – Total de Garrafas: 3.250;
8.º – EC Vilebaldo Martins – Total de Garrafas: 2.883;
9.º – EEF Lions Clube – Total de Garrafas: 2.472;
10.º – EC Airan Veras – Total de Garrafas: 2.374;
11.º – CEJA – Total de Garrafas: 2.293;
12.º – EC Padre Bonfim – Total de Garrafas: 1.455;
13.º – EC Olavo Bilac – Total de Garrafas: 804;
14.º – EEFM Gaspar Dutra – Total de Garrafas: 278;

Todas as escolas receberam certificados de participação e as quatro primeiras colocadas ganharam uma excursão à Reserva Natural Serra das Almas. Durante a premiação foram simbolicamente plantadas no jardim da praça, por alunos representantes das escolas, árvores de espécies nativas da região como forma de marcar o sucesso do evento.

Todo material coletado foi destinado ao Projeto de Vassouras Ecológicas feitas com garrafas pet e a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (RECICRATIÚ) na sede do município de Crateús.

Fonte: Prefeitura de Crateús