Programação diversificada marca 285 anos de Fortaleza

Fortaleza chega aos 285 anos de história convidando a novas percepções sobre os múltiplos sentidos que a cercam.

Imagens, sons, sensações são companheiros de quem percorre as ruas da cidade – a concreta e a idealizada, a real e a afetiva, a metrópole que pulsa incessante e apressada, mas ainda guarda recantos e costumes de tempos de mais serenidade. Tudo disposto em uma rica mistura de referências, entre signos de tradição e reinvenção, introspecção e urbanidade, necessidades e conquistas, a construir a cidade compartilhada por moradores e visitantes, em amistosa e positiva convivência.

Além da multiplicidade de leituras sensoriais, essa Fortaleza em constante transformação sugere reflexões sobre os próprios sentidos da cidade. Estes definidos, fundamentalmente, por quem nela vive, estuda, trabalha, trafega, pensa, ama, produz arte, se comunica. Fortalezenses uns, outros que escolheram a cidade como cenário de seus sonhos, projetos, desafios e espaço para a escrita da própria história e da trajetória de suas famílias, amigos, colegas de cidade – concidadãos. Essa convivência ganha mais nuances e riquezas quanto mais se intensifica por meio da cultura e da arte.

Descobrir Fortaleza e dela se apropriar em plenitude é vivenciar a cidade como espaço de exercício dos direitos culturais – tarefa que a Prefeitura de Fortaleza vem abraçando de comum acordo com a população, na construção de políticas públicas de acesso democrático e efetivo a uma variedade de manifestações artísticas e culturais. O Réveillon, o Pré-Carnaval, o Carnaval, o Aniversário da Cidade são expressões dessa realidade modificada para melhor, através de um trabalho contínuo e de estreita parceria entre gestores, artistas e toda a cidade como público potencial.

Nesse contexto, a cultura ganha destaque também nas celebrações dos 285 anos de Fortaleza. A capital celebra seu aniversário chamando sua gente a mais uma vez ganhar as ruas, movimentar os equipamentos culturais, participar de atividades, estabelecer pontes e diálogos para o sempre-redesenhar da cidade como produtora de novos sentidos e significados, em prol da cidadania cultural. Então, não deixe de participar da festa. Você, mais uma vez, é nosso convidado.

Especial

A Secretaria de Cultura da Prefeitura preparou uma programação especial, destinada a moradores e turistas e extensiva ao conjunto dos equipamentos culturais do Município, para celebrar os 285 anos de Fortaleza As atividades também ganham espaços alternativos, como os terminais de ônibus, e os grandes cartões-postais da capital cearense, como a Praça do Ferreira e o Aterrinho da Beira-mar.

Essa programação tem destaque especial no dia 13 de abril, o aniversário da cidade. E, se a música é parte indispensável da festa, o público que frequenta o Centro de Fortaleza tem um motivo especial para visitar a Praça do Ferreira, que a partir das 17h contará com shows musicais, convidando comerciários, clientes e todos que passam pelo coração da cidade a uma grande confraternização.

A programação musical será aberta com show do tecladista David Valente, conhecido pela habilidade que desenvolveu de tocar teclado com os pés. Ficará a cargo dele a execução do Hino de Fortaleza, iniciando a festa. Na sequência, palco para a musicalidade de Parahyba e da Cia. Bate Palmas, grupo que une um dos aclamados cantores e compositores cearenses a jovens cantores e instrumentistas, com destaque para um forte trabalho percussivo. O grupo se apresenta a partir das 17h30.

Fechando a noite na Praça do Ferreira, o cantor e compositor Chico Pessoa, autor de sucessos regionais do forró de qualidade, se apresenta a partir das 18h30, convidando a uma celebração bem popular, em torno da música nordestina de ontem e de hoje, em um trabalho reconhecido pelo público. Além disso, o Hip Hop animará as comemorações no Cuca Che Guevara com a participação de Faculdade Mental e GOG.

Já às 20h tem início a programação musical no Aterrinho da Praia de Iracema, com um show coletivo especial, reunindo nomes consagrados da música cearense e jovens artistas que vêm obtendo destaque na nova cena da capital. Um entrecruzar de referências, estéticas e experiências, em um encontro de gerações de diferentes olhares sobre a cidade, mas perpassadas pelo compartilhar de um mesmo espaço como cenário para seus fazeres artísticos.

Assim, o público poderá ter contato com novos intérpretes e aplaudir artistas de trajetória já consolidada no contexto musical de nossa cidade. Todos dividindo o mesmo palco e entoando, cada um a seu modo e com sua própria personalidade, canções que fazem referência a Fortaleza e marcam nossa história.

Entre os novos nomes, as cantoras Lorena Nunes e Lia Veras e os intérpretes Glairton Santiago e Marcos Lessa, todos apontados como artistas promissores da novíssima geração, entre palcos e estúdios. Ao lado deles, protagonistas da cena musical fortalezense em diferentes momentos, como Aparecida Silvino, que interpretará o Hino de Fortaleza, Lúcio Ricardo e Humberto Pinho.

A partir das 22h, o show fica por conta de Daniela Mercury, uma das mais aplaudidas intérpretes brasileiras, desde a explosão da música baiana, no início dos anos 90, até o desenvolvimento de uma carreira de mais referências na MPB e de repercussão internacional. Desde então, são inúmeros sucessos, como “O canto da cidade”, “Alegria agora”, “À primeira vista”, “Rapunzel” e “Nobre vagabundo” e “Anjo”. Todos cantados em coro pelo público onde quer que a cantora apresente sua música marcada por intensidade e energia, mas também pela valorização do romantismo da canção brasileira. Uma grande atração para fechar a programação especial de aniversário de Fortaleza.

Serviço

Programação de Aniversário de Fortaleza – 285 anos

Dia 13/04

Terminais de ônibus: Alvoradas nos terminais Antônio Bezerra, Papicu, Messejana, ConjuntoCeará, Siqueira, Lagoa e Parangaba.

6h30 às 8h30: apresentação de clowns (palhaços) e duplas de repentistas.
17h30 às 19h30: apresentação de clowns (palhaços) e grupos de coral.

Parque da Liberdade (Rua Pedro I,S/N – Centro).

8h às 12h – As 4 Estações da Criança – Programação cultural para crianças e adolescentes com oficinas, brinquedos educativos, gincanas, shows musicais, espetáculo de teatro e circo etc.

Praça do Ferreira – Centro

Abertura: Vídeo “Fortaleza de Todos os Sentidos”

17h – Show musical com David Valente
17h30 – Show musical Parahyba e Cia. Bate Palmas
18h30 – Show musical com Chico Pessoa


DIA 13/04

CUCA Che Guevara (Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará)

Abertura: Vídeo “Fortaleza de Todos os Sentidos”.

18h – Esquetes teatrais LGBTT
19h – Banda de reggae Faculdade Mental
20h – Show com o rapper GOG e banda.

Aterrinho da Praia de Iracema (próximo à Caixa D´água dos Peixinhos)

Abertura: Vídeo “Fortaleza de Todos os Sentidos”

20h – Show coletivo, com novos e consagrados intérpretes da música cearense, cantando
músicas de compositores locais Lia Veras, Lorena Nunes, Glairton Santiago, Marcos Lessa, Aparecida Silvino, Lúcio Ricardo
Humberto Pinho e Teti.
22h – Show com Daniela Mercury


Fonte: Secultfor