Sem categoria

Funcionários da ONU no Afeganistão são mortos após ataque

Funcionários da Organização das Nações Unidas (ONU) que trabalhavam no Afeganistão foram mortos nesta sexta-feira (1º/4) depois que manifestantes atacaram o complexo da Missão de Assistência da ONU no Afeganistão (UNAMA) na cidade de Mazar-i-Sharif, de acordo com informações fornecidas pelo porta-voz do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

Um porta-voz policial afegão disse que as mortes aconteceram depois que uma manifestação contra a queima de Alcorões nos EUA. Em 20 de março, o pastor protestante Wayne Sapp queimou um exemplar do Corão em uma igreja da Flórida na presença do pastor Terry Jones, que anunciou no ano passado que faria o mesmo por ocasião do aniversário dos atentados de 11 de setembro, embora depois tenha voltado atrás.

Segundo Lal Mohamad Ahmadzai, porta-voz regional na cidade, o protesto começou de forma pacífica, mas em seguida algumas pessoas que estavam entre a multidão começou a disparar. Uma fonte citada pela agência afegã AIP assegurou, no entanto, que os manifestantes conseguiram render os guardas do edifício e tiraram suas armas, e depois atearam fogo à sede da organização internacional.

O chefe da missão da ONU na cidade ficou ferido, mas sobreviveu. Entre os mortos estão funcionários noruegueses, romenos e suecos. De acordo com Ahmadzai, as forças de segurança afegãs retomaram o controle da área e abriram uma investigação sobre os fatos, após deterem vários dos manifestantes.

Com informações do Opera Mundi