Hartung pode ter dificuldade em eleger Lelo Coimbra em Vitória

Com as dúvidas no mercado político sobre a entrada do ex-governador Paulo Hartung na eleição de Vitória em 2012, como candidato, o foco começa a se voltar para os nomes que podem receber o apoio do ex-governador para a disputa. Como o PMDB insiste que terá posição protagonista na eleição, o nome do partido na disputa parece ser o do deputado federal Lelo Coimbra.

Lelo e Hartung
Isso porque, o senador Ricardo Ferraço e a vice-presidente da Câmara dos Deputados, Rose de Freitas, também já fecharam questão sobre o assunto, dizendo que não pretendem entrar na disputa. Mas diante da pulverização do cenário, acredita-se que a eleição de Lelo Coimbra será difícil.

O deputado federal foi muito bem votado na Capital na eleição 2010, mas isso não garante sua eleição. Até porque outros nomes também bem votados entrarão na disputa. Lelo tem uma relação de dependência com o capital político de Hartung, que tem garantido suas eleições à Câmara dos Deputados. Em 2010, por exemplo, o ex-governador entrou em campo para conseguir os votos necessários para eleger Lelo.

Outro problema é o fato de todos os nomes colocados no cenário de Vitória serem aliados de Hartung, podendo cobrar o apoio do ex-governador, por conta de contrapartidas no passado. O deputado estadual Luciano Rezende (PPS), que foi secretário de Esportes de Hartung, conseguiu se eleger para a Assembleia Legislativa e é um dos nomes colocados no processo.

Em 2010, Luciano recuou sua candidatura de deputado federal para a Assembleia, o que no mercado político foi visto como parte de uma manobra para desidratar a chapa PPS-DEM-PSDB-PTB, que tinha na disputa o desafeto de Hartung, Max Filho (PTB).

Na mesma chapa, estava César Colnago (PSDB), que não recuou a candidatura, mas tem uma ligação histórica com Hartung. O tucano tem grandes chances de se eleger.

Dada a complexidade das ligações dos candidatos com o ex-governador e dependendo do desempenho de cada um, Hartung pode ter que escolher entre os que estão na eleição, aquele que tem mais condições de se eleger. Não seria novidade, já que Hartung tende a protelar sua declaração de apoio a aliados, até que a disputa esteja irreversível para um dos lados. Situação que deve se repetir em 2012.