Sem categoria

Carapinha: Até onde irá o imperialismo na sua escalada de guerra?

Prossegue a guerra de agressão contra a Líbia protagonizada por um conjunto de potências com os EUA à cabeça. Como era previsível, desde que à 17 de março o Conselho de Segurança (CS) da ONU aprovou o vergonhoso mandato de intervenção, a “zona de exclusão aérea” tornou-se o cavalo de Tróia de uma guerra terrorista e espoliadora que tem como alvo a soberania nacional e integridade territorial líbias.

Por Luís Carapinha*

Dos 15 membros do CS, nenhum se opôs à guerra, incluindo dois dos cinco países com poder de veto, a Rússia e a China, que optaram pela abstenção. Um dos 10 estados que votaram a favor de uma resolução que, num farisaísmo intolerável, proclama como objetivo supremo a “proteção dos civis” foi a Colômbia, precisamente um dos regimes com mais sinistro registro em matéria de direitos humanos.

Anteriormente, o CS já evidenciara uma celeridade recorde ao endossar o mais que duvidoso dossiê líbio para esse fantasma que dá pelo nome de TPI, protótipo de um aparelho supranacional de (in)justiça de classe, do qual, por precaução e em suprema hipocrisia, nem sequer os próprios EUA são subscritores…

Em todo este processo, em que a moral e a ética desceram ao nível do subsolo e a Carta das Nações Unidas foi lançada à imundície, o secretário-geral da ONU esteve ao nível do seu perfil, como facilitador e colaborador diligente de mais esta empreitada imperialista.

Ao olhar os ecrãs televisivos e folhear as páginas da imprensa dos meios da comunicação social dominante, não se encontram os sinais da devastação de uma guerra pérfida que não poupa civis e destrói metodicamente infraestruturas econômicas da Líbia. Os propósitos reacionários e neocoloniais da presente campanha convertem-se em tabu e o escandaloso e descarado saque das reservas soberanas e ativos do Estado líbio perde-se nas entrelinhas. Dia após dia correm as imagens caóticas dos bandos armados exultantes, sobre os quais já não é possível esconder serem “incapazes de ganhar terreno sem o apoio crucial dos bombardeamentos aliados” (El País.com, 29.03.11). Poucos estarão conscientes de que a bandeira que ostentam é a da defunta monarquia líbia, dos tempos em que o país se curvava sob o diktat forâneo e os EUA e a Inglaterra aí disponham de bases militares. Mas que importa isso quando se trata de salvar civis?
Rasmussen, o secretário-geral de turno da Otan, só pensa em salvar civis.

A Otan, que finalmente tomou de corpo inteiro as rédeas da operação Odisseia do Amanhecer, amarradas as convulsões internas sob o véu da concertação, acaba de estrear nos céus (e, quiçá, já na terra) da Líbia o novíssimo conceito estratégico aprovado há cinco meses na Cimeira de Lisboa. Quando se trata de salvar civis e outras matérias afins, o background da Aliança militar imperialista é invejável. A Iugoslávia ou as guerras em curso no Iraque e Afeganistão, com todo o seu rotineiro caudal de atrocidades, aí estão para persuadir os mais renitentes em crer no zelo humanitário do imperialismo.

Perigoso sinal dos tempos, a inconsistência de toda esta operação é confrangedora.

País rico em reservas de petróleo, gás e água doce, a Líbia enfrenta o espectro da divisão e somalização. Ao intervir no país africano em que a vinculação tribal permanece poderosa, o imperialismo tenta alcançar em semanas objetivos que na Iugoslávia exigiram anos.

A contraofensiva da reação árabe, desde sempre apoiada pelas grandes potências capitalistas, está em pleno desenvolvimento. Mais além da exigência fundamental em aplacar os genuínos movimentos de revolta popular, o caos e a vaga desagregadora que se instala em vastas áreas constituem o reverso da moeda da crescente centralização capitalista e da tentativa de imposição de uma nova ordem mundial hegemônica que avança contra o tempo.

Ao compasso da mais grave crise sistêmica o imperialismo clama por guerra. Será que Obama vai receber um novo Nobel da Paz?

O importante é saber que sob estes ventos a Humanidade navega rumo à catástrofe. Há que evitá-lo.

* Luís Carapinha é analista de política internacional

Fonte: odiario.info – publicado originalmente no Avante!