Sem categoria

Secretários de Juventude do PCdoB debatem atuação partidária

A Secretaria Nacional de Juventude do PCdoB realizou, nos dias 2 e 3 de abril (sábado e domingo), um encontro com secretários dos estados e das capitais, para apontar os rumos da condução do trabalho do partido entre os jovens no próximo período. Estiveram presentes 25 secretários de juventude de 18 estados, além de diversos dirigentes do partido e da UJS.

O encontro foi iniciado com a exposição do secretário Nacional de Juventude do PCdoB, Júlio Vellozo, que falou sobre a atual conjuntura econômica e política do Brasil. Em seguida, a representante da Unegro no Conselho Nacional de Juventude, Ângela Guimarães, fez um balanço dos avanços das políticas públicas nos últimos anos e apontou perspectivas e desafios para o trabalho do partido nessa área. A ênfase do encontro foi na preparação da segunda Conferência Nacional de Juventude, que será realizada este ano.

O presidente da UJS e membro do Comitê Central, André Tokarski, abordou o crescimento entre os universitários e a organização da bancada comunista que no Congresso da UNE. O centro da discussão foi a reafirmação desse evento como o mais importante espaço democrático dos estudantes e da juventude brasileira e a orientação para que os estados e municípios realizem grande esforço para apoiar a UJS neste processo.

Política de Quadros

No domingo foi discutido o documento Uma Política de Quadros para a Juventude, apresentado por Júlio Vellozo. Walter Sorrentino, secretário de Organização, foi convidado para comentar o documento e apresentou os desafios atuais do partido e os debates que devem balizar o Encontro Sobre Questões de Partido, que se aproxima.

O debate foi unânime em considerar a importância de elaborarmos uma política específica para a juventude no que tange à política de quadros, baseada na ideia de que é preciso pensar a trajetória dos jovens dirigentes a longo prazo. Um trabalho conjunto entre os secretários de Juventude e os nascentes Departamentos Estaduais de Quadros deve ser responsável por discutir trajetórias de longo prazo, que levem em conta a junção entre as necessidades do partido e as aptidões e anseios dos indivíduos.

Quatro projetos foram aprovados. O primeiro deles é a realização, nos dias 3 e 4 de setembro, em São Paulo, de um encontro com estudantes comunistas de cursos ligados diretamente à produção em escolas técnicas, tecnológicas, universidades, centros de formação industrial, no sentido estratégico de enraizar o partido entre o proletariado dessa área. Esta será uma promoção conjunta da Secretaria de Juventude e da Secretaria Sindical do partido.

Também ficou definido que os comitês estaduais do Partido devem contribuir para a construção de delegações, conforme orientação já passada aos Secretários de Juventude.

Informações da Secretaria Nacional de Juventude