Indicação do novo presidente do BNB não é confirmada

Apesar de anunciada pelo portal de notícias Ceará Agora, a indicação do ex-superintendente do Banco do Brasil no Ceará, Miguel Cícero Terra Lima,  para assumir a Presidência do Banco do Nordeste do Brasil não foi confirmada. Terra Lima substituiria o economista e professor universitário, Roberto Smith, que dirige o banco há oito anos.

Segundo jornalista Donizete Arruda,  do Ceará Agora, a presidente Dilma Rousseff teria indicado o ex-superintendente do Banco do Brasil no Ceará nos idos do ano 2000, Miguel Cícero Terra Lima, para ser o novo presidente do Banco do Nordeste. Miguel Lima assumiria em lugar de Roberto Smith que teria sido informado de seu afastamento nesta quinta feira, 07, em Brasília, durante reunião no Ministério da Fazenda.

Afirma Arruda que "a escolha de Miguel Lima para comandar o Banco do Nordeste foi uma opção técnica bancada pela própria Presidente Dilma e que contou com o aval do governador Cid Gomes e do deputado federal José Guimarães, responsável pela indicação de Smith". Os dois teriam avalizado a indicação do técnico apontado por Dilma para dirigir o BNB.

O jornalista informa ainda que o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, responsável pelas articulações para compor a equipe governamental, teria conversado com o governador Cid Gomes e com José Guimarães. Ambos não teriam apresentado oposição a posição da presidente Dilma de indicar Miguel Lima para o cargo 

Indicação não confirmada

A informação contudo não foi confirmada por nenhuma instância governamental, nem no Congresso Nacional. Fontes parlamentares chegaram a buscar a imprensa para negar a informação da suposta indicação. Segundo estas fontes, o próprio Ministro Palocci teria assumido compromisso com o governador Cid Gomes e a bancada cearense no Congresso Nacional pela manutenção de Smith na direção do BNB.

O titular da coluna Política do jornal O POVO, Fábio Campos, chegou a anunciar em seu twitter no início da noite desta quinta feira que na edição de sexta feira, dia 8, falaria mais sobre o que chamou de "surpreendente indicação de Terra Lima para o BNB". Sem a confirmação da notícia, o colunista voltou atrás e afirmou: "Caros, há informações contraditórias a respeito do Banco do Nordeste. Portanto, anuncio de Terra Lima pode ter sido precipitado. Aguardar".

Da redação local, com informações do poral: Ceará Agora