Mídia alternativa: Blog Fala PCdoB dá voz à população de Aracati

As mídias alternativas têm cada vez mais força no Brasil. Redes sociais e blogs passaram a ter grande importância na comunicação brasileira e furam a rigidez das grandes empresas que determinam os temas dominantes nas suas páginas e telejornais.

Em Aracati, a ideia de criar um blog para divulgar as notícias da cidade e do PCdoB veio também com o objetivo de ampliar as ferramentas de comunicação locais. “Foi numa das reuniões do Comitê Municipal realizada em 2009. Na verdade esse blog é a continuação de uma antiga tradição do Partido, em Aracati, que sempre teve veículos de comunicação para seu contato com as massas”, relembra Tinoco Luna, Presidente do Comitê Municipal de Aracati e editor do Blog Fala PCdoB.

Segundo o professor, as publicações de boletins impressos no município remontam o ano de 1992, a partir de quando foram publicadas inúmeras edições do “Fala Tinoco Luna”, instrumento de divulgação do mandato do então vereador Tinoco Luna. “O blog marca a entrada do Partido em Aracati na era da internet e do tratamento informatizado da sua Secretaria de Comunicação”.

O dirigente comunista reforça que o objetivo do blog é fortalecer o PCdoB no campo da luta de ideias, utilizando a internet para divulgar a cultura socialista e contribuir para a construção de uma sociedade melhor, mais justa e democrática. “Como a grande mídia está sempre com os poderosos, nosso blog visa se transformar numa tribuna virtual para mostrar o viés marxista dos fatos e enfrentar a luta de classes no campo das ideias. Neste sentido, procuramos furar o bloqueio imposto pelo pensamento único da mídia hegemônica”, avalia o editor.

Apesar de ser mais uma importante ferramenta de divulgação das ideias comunistas, o “Fala PCdoB” funciona com dificuldades. Além de não ter parcerias, conta apenas com um editor de notícias. “Já discutimos o assunto e decidimos ser tarefa partidária em Aracati o engajamento de todos os membros na construção do blog. Engajar mais camaradas na edição de textos, notícias, editoriais, comentários, entrevistas e qualquer tipo de participação tem sido nosso maior desafio”, analisa Tinoco Luna.

Apesar das dificuldades de funcionamento, o “Fala PCdoB” tem excelente repercussão especialmente entre o público universitário e artistas. Segundo o professor Tinoco, com a criação do “Fórum Aracati Novos Caminhos” e a entrada do blog no grupo de contatos pela internet deste fórum, cresceu bastante o número de acessos diários.

Com a ampliação na atuação do blog, novos projetos já surgem. “Devemos ainda em 2011 criar a Rede Aracati de Comunicações (RAC), um instrumento que visa mobilizar cerca de cinco endereços de email, basicamente de universitários e secundaristas, com a finalidade de integrá-los por meio de uma comunidade virtual cuja entrada dará acesso a um link direto para o blog”.

O blog “Fala PCdoB” trás notícias sobre o partido na região, informações sobre Aracati além de opinião sobre assuntos relevantes da comunidade local.

De Fortaleza,
Carolina Campos