PCdoB ganha reforço feminino no Amazonas

Ato de filiação aconteceu na manhã desta sexta-feira, na Câmara Municipal de Manaus, e reuniu artistas, professores, sindicalistas, profissionais liberais, negros, indígenas, entre outros segmentos.

filiação de mulheres - Jimmy Christian

Professora, cantora, jornalista, administradora, sindicalista, advogada, designer, camelô, operária, capoeirista. Não importa a profissão. Hoje todas se uniram em torno de um objetivo em comum: o socialismo. A filiação das mais 40 mulheres ao PCdoB aconteceu pela manhã, no auditório da Câmara Municipal de Manaus.

No Amazonas, a sigla tem uma senadora, uma subsecretária de Estado, uma vereadora na capital e quatro no interior. “A mulher representa mais de 50% da população e da força de trabalho. Precisamos buscar cada vez mais a filiação feminina, reunir quem busca um mundo mais justo”, declarou Vanja Santos, secretária de mulheres do PCdoB/AM.

O presidente da legenda, Edilon Queiroz, comemorou o crescimento do partido, mas demonstrou preocupação. “Receber filiados não é só um motivo de alegria. É muito mais de responsabilidade”, enfatizou.

A cantora Márcia Siqueira disse que escolheu o PCdoB por sua história de luta. “Esse ‘namoro’ já dura uns dois anos. Decidi agora porque tenho pretensões políticas, costumo ser fiel aos meus ideais e vejo no PCdoB a melhor opção”, resumiu.

Para a presidente do sindicato dos vendedores ambulantes de Manaus, Laura Rodrigues, a relação com o partido será uma parceria. “Me coloco à disposição para ajudar e também quero contar com os nossos parlamentares no sentido de apoiar a construção de um camelódromo no centro da cidade e banheiros para as ambulantes. Nós trabalhamos na rua por necessidade”, afirmou a nova filiada.

A vereadora de Manaus, Lúcia Antony, definiu o objetivo das novas filiações. “As mulheres são ferramentas no processo de transformação da sociedade. Essas novas camaradas vão fortalecer uma luta que não é da mulher contra o homem, mas para construir uma nova sociedade, de justiça social, democracia e liberdade”, disse.

O ato de filiação contou com a presença dos secretários de Estado da Produção Rural, Eron Bezerra, e da Juventude, Esporte e Lazer, Júlio César Soares, do presidente municipal do PCdoB, Anderson Souza, e da subsecretária de Produção Rural, Alessandra Campêlo.

De Manaus,
Mariane Cruz