Sem categoria

Em crise, famílias Garotinho e Maia se abraçam no Rio rumo a 2012

Em franca decadência no Rio de Janeiro, as famílias Maia e Garotinho avançam nas negociações para estarem juntas nas eleições municipais de 2012. Os clãs reconhecem que o prefeito Eduardo Paes (PMDB) — que tem o apoio do governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) e da presidente Dilma Rousseff — já é o favorito absoluto na disputa.

Mas os Garotinho não estão nada satisfeitos com o fato de o DEM tratar como consumada a indicação de Rodrigo Maia para encabeçar a chapa. Querem que pesquisas de intenção de voto fundamentem a decisão sobre o assunto.

Não à toa. Na manga, trazem como trunfo o dado segundo o qual Clarissa Garotinho teve um desempenho superior ao de Rodrigo Maia na capital fluminense nas últimas eleições.

Enquanto não sai o acordo, as famílias atacam o prefeito e o governador. Na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, o deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ) conseguiu aprovar um requerimento convidando Sérgio Cortes, secretário de Saúde do governo Sérgio Cabral, para uma audiência pública. A pauta: denúncias de irregularidades em contratos de manutenção de viaturas da pasta comandada por Cortes.

Já o ex-prefeito do Rio Cesar Maia anuncia que seu partido, o DEM, vai entrar com ação contra determinação do Conselho Municipal de Educação da prefeitura do Rio, que acabou com o ensino religioso nas escolas públicas da cidade. Segundo Maia, a Prefeitura cometeu “atentado ao direito e aos valores das famílias com crianças e jovens, que estudam nas escolas públicas do Rio, de receberem ensino religioso”.

Da Redação, com agências