Sem categoria

Lobo quer “apagar” golpe para levar Honduras de volta à OEA

O presidente de Honduras, Porfirio Lobo, chegou neste sábado (9) à cidade caribenha de Cartagena para tratar com os líderes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e Venezuela, Hugo Chávez, o retorno de seu país à Organização dos Estados Americanos (OEA). A surpreendente visita foi anunciada neste sábado mesmo por Santos — que espera, segundo suas próprias palavras, "dar um passo a mais rumo ao fim definitivo ao problema de Honduras com a OEA".

O hondurenho aterrissou por volta das 13 horas no horário local (15 horas de Brasília) no aeroporto de Cartagena e se dirigiu diretamente à Casa de Hóspedes Ilustres da cidade, onde Santos e Chávez estão reunidos desde o meio-dia. Ao informar da visita de Lobo, Santos detalhou que os governos de vários países da América do Sul vêm buscando, há algum tempo, uma forma de fazer com que a OEA "volte a aceitar Honduras como membro pleno".

A OEA suspendeu a Honduras e adotou sete recomendações que pediram, entre outras coisas, "colocar fim" às arbitrariedades iniciadas contra o ex-presidente Manuel Zelaya. Em junho de 2009, Zelaya foi deposto por um golpe militar e expulso do país, num processo completamente à magem da lei.

Na América do Sul, Argentina, Brasil, Bolívia, Equador e Venezuela não reconhecem o governo de Lobo, que assumiu em janeiro de 2010, e exigem o retorno incondicional a Honduras de Zelaya, que reside na República Dominicana. Chávez é um dos maiores defensores do retorno de Zelaya e, em consequência, crítico do atual governo.

Da Redação, com agências