Sem categoria

Renato Rabelo: mulher é sub-representada nos espaços de decisão

“Superar a sub-representação feminina nos espaços de decisão na sociedade é questão nodal”. A declaração do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, reforça a principal bandeira das brasileiras na atualidade e ocorreu na intervenção de abertura da reunião do Fórum Nacional do PCdoB sobre a Questão da Mulher, neste sábado (9), na sede do Comitê Central do partido, em São Paulo.

Renato analisou as perspectivas políticas do país e defendeu maior audácia do governo Dilma para a realização das reformas estruturais democráticas, repercutindo a posição da última reunião da Comissão Política Nacional do PCdoB. O presidente do partido fez críticas à política macroeconômica, aos juros altos e ao câmbio sobrevalorizado – mas foi enfático ao combater a ideia de que está havendo uma política de desaceleração do crescimento econômico.

“O governo Dilma dá continuidade à política do governo Lula. A previsão é crescimento de 5% do PIB em 2011, e 6,5% é a projeção de crescimento do PIB para 2014”, disse. Segundo Renato, é preciso buscar alternativas para a política macroeconômica. Ele anunciou que o PCdoB pretende desenvolver esse debate com economistas e com a sociedade, buscando unir forças para viabilizar um novo projeto nacional de desenvolvimento do país.

Ao se referir à luta das mulheres, Renato defendeu que a eleição de Dilma rompe o preconceito e abre espaço para avanços: “A superação da sub-representação feminina nos espaços públicos de decisão na sociedade é questão nodal. É preciso avançar. Sem participar do poder, não tem como resolver a questão. Na reforma política, por exemplo, apoiamos a lista de candidaturas preordenadas com alternância de gênero, além de itens como financiamento público de campanha e manutenção das coligações proporcionais”.

Identidade do PCdoB

Renato ressaltou a necessidade de o PCdoB marcar sua identidade no atual momento. Participante da ampla frente política que dá base ao governo Dilma, segundo o presidente, o PCdoB é um partido cuja identidade possui a dimensão teórica marxista vinculada à defesa do socialismo e à dimensão política. A maior expressão disso é o programa do partido, com destaque para a implementação de um novo projeto de desenvolvimento para o Brasil, rumo a um socialismo brasileiro.

O dirigente comunista defendeu que, entre as tarefas atuais do partido, está a ampliação de suas fileiras e de sua estruturação. Nessa perspectiva, ele defendeu que o PCdoB é o partido “de trabalhadores, de mulheres e de jovens”, sendo essa marca uma expressão da identidade do partido.

Segundo Renato, o PCdoB tem buscado destacar o papel político das mulheres. “Para as eleições de 2012, pretendemos lançar muitas candidatas, inclusive para o Executivo municipal. Nomes de mulheres representativos não faltam para o PCdoB apresentar à sociedade”, declarou Renato, enfaticamente.

A reunião do Fórum Nacional do PCdoB sobre a Questão da Mulher prossegue até à noite, sob a coordenação da secretária nacional de Mulher do PCdoB, Liège Rocha.

De São Paulo,
Julieta Palmeira