Estudantes da FASE elegem nova diretoria para o DCE

Dentre as propostas para o mandato, a chapa ‘DCE para toda FASE’ destaca a redução do custo da carteirinha estudantil em até 50%, a ampliação dos convênios com a instituição, a criação de um curso de idiomas, além da redução do valor das fotocópias

Eleições para o DCE da Fase
Após passar dois meses fechado, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Faculdade Estácio de Sergipe (FASE) foi reativado com a eleição de nova diretoria que tem como presidente o estudante de direito Filipe Barbosa. Organizada pela União Nacional dos Estudantes (UNE), a votação aconteceu nos dias 5 e 6 de abril. A chapa única, ‘DCE para toda FASE’ foi eleita para o biênio 2011/2012, que corresponde à terceira gestão do diretório. Foram 1456 votos de um total de 4 mil alunos, o que representa uma participação expressiva de mais de 35% dos estudantes.

De acordo com o novo presidente Filipe Barbosa, o bom resultado das urnas deve-se ao empenho de toda equipe que conduziu o processo eleitoral com seriedade, sob a orientação da UNE. Alguns dias antes da votação, os integrantes da chapa eleita fizeram um trabalho de conscientização entre os acadêmicos dos diferentes cursos da instituição, destacando a importância da reativação do DCE e apresentando as propostas para o mandato. Além da divulgação, os pontos de votação foram distribuídos em locais estratégicos da universidade para que um maior número de alunos pudesse votar com facilidade.

Integrante da União da Juventude Socialista desde 2009, Filipe foi presidente do centro acadêmico do curso de direito, função que deixou de exercer para disputar a presidência do DCE . Para ele, a mobilização estudantil é fundamental para a evolução intelectual e política de um país. “O movimento estudantil é muito importante para o desenvolvimento de um raciocínio político critico e independente nos jovens, o que estimula uma série de mudanças sociais”, ressaltou.

Dentre as propostas para o mandato, a chapa ‘DCE para toda FASE’ destaca a redução do custo da carteirinha estudantil em até 50%, a ampliação dos convênios com a instituição, a criação de um curso de idiomas, além da redução do valor das fotocópias. Outro aspecto destacado como diferencial da chapa é que esta gestão vai trabalhar pelos interesses de todos os cursos, sem distinções. A nova diretoria é composta por estudantes dos cursos de administração, direito, enfermagem e fisioterapia.

“Pela primeira vez os alunos da FASE poderão ver o trabalho de uma chapa que buscou sempre se alicerçar na ética, independência e transparência em seus atos e motivações. É assim que fazemos uma bela obra coletiva no movimento estudantil. Movimento Estudantil fraco é cidadania derrotada. Esta tem sido a lógica da nossa atuação: fortalecer o movimento estudantil e, com ele, o Brasil”, afirmou o novo presidente.