Sem categoria

País não tem controle sobre munições, denuncia deputado

O controle sobre a fabricação e o comércio de munições no país praticamente inexiste. A denúncia é do deputado federal Mendonça Prado (DEM-SE), presidente da COmissão de Segurança da Câmara dos Deputados, que visitou nesta segunda-feira (11) a Escola Municipal Tasso da Silveira, local do massacre de 12 estudantes, na última quinta-feira (7).

Leia também

“A comissão já está imbuída do propósito de formatar uma proposta que visa ao controle da munição, que não existe. Você tem um controle precário das armas e nenhum controle das munições. Atualmente, é impossível identificar a origem da cápsula de uma arma”, disse Prado.

O parlamentar disse que a Polícia Federal (PF) precisa ter seu quadro de agentes reforçado, pois é uma das forças responsáveis pela fiscalização das fronteiras. Segundo ele, o armamento produzido e exportado pelo Brasil para países vizinhos acabam voltando via contrabando. “A Polícia Federal deve ter um aumento no seu efetivo pois, num país de dimensão continental como o nosso, a PF tem que realizar todas as suas missões e ainda cuidar das fronteiras, o que não é fácil”. No país existem atualmente, de acordo com o deputado, 15,9 milhões de armas, metade (8,3 milhões) legalizada.

Na visita, o parlamentar se encontrou, na frente da escola, com o sargento da Polícia Militar Márcio Alves, que atirou em Wellington Menezes de Oliveira, o jovem responsável pela tragédia.

Fonte: Agência Brasil