João Ananias: Hospital do Cariri será referência no Estado

Durante pronunciamento na Câmara dos Deputados, o João Ananias (PCdoB) lembrou que último hospital de emergência pública construído foi o HGF, inaugurado em 1969. O parlamentar ressaltou que o impacto positivo do Hospital Regional do Cariri se refletirá não apenas no interior, na Macrorregião do Cariri e em 48 municípios, mas também na Capital, pois muitas transferências deixarão de ser feitas, aliviando a sobrecarregada rede de urgência/emergência de Fortaleza.

Leia a seguir a íntegra do pronunciamento:

Sr. Presidente; Sras. e Sres. Deputados;

Tive a honra de participar na última sexta –feira, dia 8 de Abril de 2011, da Inauguração do Hospital Macrorregional do Cariri Monsenhor Murilo de Sá Barreto , no meu Estado do Ceará.

O Governador Cid Gomes, juntamente com o secretário de saúde Dr. Arruda Bastos, e com a presença importante do Ministro da Saúde Alexandre Padilha, entregaram um dos mais modernos hospitais terciários de Urgência e Emergência do interior do País, e o 1° Hospital Público Estadual do interior do Ceará. Destaco a ousadia do Governador Cid Gomes que no seu primeiro mandato mesmo com as limitações de recursos naturais num Estado como o Ceará, arregaçou as mangas e fez investimentos importantes em todas as áreas do Estado, e notadamente na Saúde Pública, com a construção de dois hospitais macrorregionais de Urgência e Emergência, o maior gargalo do SUS, além de 21 policlínicas e 18 Ceos (Centro de Especialidades Odontológicas) e ampliação e reforma dos 7 hospitais da Secretaria da Saúde do Estado, todos situados em Fortaleza.

Essa obra recém entregue atende a uma premente necessidade na área assistencial do SUS, e ainda servirá como Hospital de ensino e pesquisa para as Universidades do Cariri.

Foram investidos, Srs. Deputados, 104 milhões, sendo 92 milhões dos cofres estaduais e 12 milhões do Ministério da Saúde. O impacto positivo se refletirá não apenas no interior, na Macrorregião do Cariri, em 48 municípios, mas também na Capital, pois muitas transferências deixarão de ser feitas, aliviando a sobrecarregada rede de urgência/emergência de Fortaleza.

Tive a honra, Sras. e Sres. deputados de ter participado dessa história, pois como Secretário de Saúde do Estado do Ceará, iniciamos tudo isso sob a batuta do Governador Cid Gomes, e que agora tem plena continuidade no seu segundo mandato, com o secretário atual, Dr. Arruda Bastos.

Para finalizar faço questão de ressaltar que no Ceará, o último Hospital de Emergência pública construído, foi o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), inaugurado em 1969, pelo INAMPS.

Portanto encerro meu pronunciamento parabenizando o Governador Cid Gomes, Dr. Arruda Bastos e toda sua equipe valorosa da Secretaria de Saúde do Estado.

Era só Sr. Presidente.

Peço que meu pronunciamento conste nos anais da casa.

Deputado Federal João Ananias (PCdoB – CE)


Fonte: Assessoria do Deputado Federal João Ananias (PCdoB-CE)