Virada Cultural contará com mais de mil atrações em SP

Com cerca de 1300 apresentações, a Virada Cultural chega a sua 7ª edição este fim de semana em São Paulo. Entre as principais novidades do evento estão um palco dedicado à comédia stand-up e um ringue de luta livre armado no Vale do Anhangabaú, com lutadores do grupo Gigantes do Ringue e representantes mexicanos do gênero. São esperadas cerca de 3 milhões de pessoas nesta Virada.

Virada Cultural

Entre os shows, destacam-se apresentações de Rita Lee — que abre o evento na praça Júlio Prestes –, Dominguinhos, Paulinho da Viola, Marina Lima, Frejat, RPM, além das atrações internacionais Fred Wesley and the New JBs (EUA), os também norte-americanos do Misfits, Skatalites (Jamaica), Steel Pulse (Inglaterra) e a banda que faz uma mistura de ritmos latinos Chicha Libre, baseada em Nova York.

Na programação de cinema, uma mostra homenageia o cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão, enquanto o chamado Palácio do Cinema, na avenida Ipiranga, exibe filmes que se relacionam com a temática da diversidade sexual, como "Hedwig – Rock, Amor e Traição" (2001) e o clássico do cinema underground norte-americano "Pink Flamingos" (1972).

O palco voltado aos nerds, novidade de 2010, repete-se este ano, com desfiles de cosplayers e batalhas de sabres de luz protagonizadas pelos fãs da saga "Star Wars".

Dançarinas de pole dance são atração das ruas da região central da cidade por toda a Virada, enquanto um ônibus que sai da avenida Ipiranga com a Rio Branco reunirá casais dançando a fim de bater um recorde.

Já na programação de centros culturais e instituições que participam também da Virada, o Sesc Belenzinho tem show do Funk Como Le Gusta ao lado de Thaíde, o Sesc Carmo recebe Lia de Itamaracá e Mombojó, o Sesc Ipiranga tem show da Banda Mantiqueira com Mônica Salmaso e o Sesc Pompéia recebe a banda Instituto, que toca músicas de Tim Maia.

Nos CEUs (Centros Educacionais Unificados), Mallu Magalhães faz show no CEU Navegantes, enquanto Leandro Lehart é atração do CEU São Mateus. A Casa das Rosas, na avenida Paulista, recebe show de Nuno Mindelis e Banda.

Estrutura da Virada

Com o mesmo orçamento de 2010, R$ 8 milhões, a Virada este ano contará com 29 baterias de sanitários — no total, 1 mil fossas –, 3300 profissionais trabalhando na limpeza, 57 ambulâncias e 20 unidades módeis de UTI, segundo dados da organização do evento.

Para a segurança da Virada há este ano 1 mil guardas civis metropolitanos, 800 seguranças contratados pela SP Turis para fazer a segurança patrimonial e 2 mil policiais militares.

A programação completa você confere no link www.viradacultural.org/programacao.

Da redação