Assis reforça importância da passarela a ministro dos Transportes

O deputado federal Assis Melo (PCdoB-RS) comemorou o sinal verde para a construção de passarela na BR-116, no bairro São Ciro, em Caxias do Sul. Mesmo com o ofício assinado pelo Dnit, Daer e Secretaria Estadial de Infraestrutura e Logística, que permite ao prefeito José Ivo Sartori (PMDB) executar a obra, Assis mantém a mobilização e a peregrinação por órgãos dos governos federal e estadual.

Na terça-feira, às 15h, o deputado reforça a importância da obra para o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. O pedido de audiência havia sido solicitado ainda no dia 6 de abril, antes da emissão do documento por parte do Dnit e do Daer com esse propósito. Com a emissão do documento, Assis diz estar confiante no empenho do prefeito Sartori na concretização da obra, reivindicada há anos por moradores daquela região que perderam familiares e amigos atropelados no trecho.

“A passarela, com certeza, vai salvar muitas vidas. Diariamente, trabalhadores, estudantes e famílias daquela região são obrigadas a atravessar a rodovia, colocando a vida perigo em meio ao movimento intenso de carros. A obra vai dar mais segurança a esses moradores”, afirma Assis.

Assis conversará com o prefeito Sartori nesta segunda-feira para reforçar a disposição de ajudar o município nesta mobilização para não perder os recursos para executar a obra.

“Confio no empenho e nos esforços da prefeitura para viabilizar a obra. Acredito que o prefeito Sartori não vai medir esforços para construir a passarela.”

O sinal verde dado à prefeitura, formalizado por meio de um ofício, é resultado de esforços de Assis. A verba, de R$ 300 mil, estava disponível desde 2009, mas a liberação dependia de um gestor que se responsabilizasse pela obra. Na quinta-feira, após muitos contatos com orgãos estaduais e federais, veio o documento que permite viabilizar a passarela.

Com o ofício, a prefeitura já pode buscar a autorização técnica, último passo para a liberação da verba, fruto de uma emenda parlamentar apresentada ainda em 2008 pela deputada Manuela D´Avilla (PCdoB), a pedido de Assis Melo. Os R$ 300 mil, provenientes do Ministério das Cidades, foram destinados à prefeitura de Caxias do Sul. Assis fez o pedido a companheira de partido antes de se eleger vereador de Caxias. A solicitação foi feita na condição de presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e Região, após ser procurado pela categoria para que ajudasse na construção de uma passarela no KM-146 da BR-116. O clamor pela obra ficou mais acentuado com morte de um estudante em 2008.

O teor do ofício

O secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Beto Albuquerque, encaminhou à prefeitura de Caxias do Sul um ofício, assinado pelo superintendente do Dnit-RS, Vladimir Casa, e pelo diretor-geral do Daer, Marcos Ledermann, informando que não há impendimento legal para a instalação da passarela. O documento, em outras palavras, permite a prefeitura realizar a obra. O documento traz o seguinte teor:

Ofício/226/GAB/SEINFRA Porto Alegre, 13 de Abril de 2011

Senhor Prefeito,

Ao cumprimentá-lo, informamos que no que tange a atribuições e responsabilidades dos abaixo assinados, manifestamos nada a opor à construção de passarela de pedestres, no KM 146 da BR-116, esquina com Rua Filomena Spinatto, em frente a Empresa Agrale SA, no município de Caxias do Sul – RS, trecho integrante do polo rodoviário concedido de Caxias do Sul.
Informamos que daremos conhecimento desta manifestação ao Senhor Guillermo Deluca, Diretor Presidente da Empresa Univias, concessionário do trecho mencionado.

Atenciosamente,

Dep. Federal Beto Albuquerque
Secretário de Infraestrutura e Logística

Marcos Ledermann
Diretor Geral do DAER

Vladimir Casa
Superintendente Regional do DNIT/RS

Para o Vermelho, 
Roberto Carlos Dias