Desenvolvimento nas cidades só com reforma urbana democrática

O movimento comunitário de bairros e favelas do Rio começa a se mobilizar para o 11º congresso da Conam, que será realizado de 26 a 29 de maio, em São Paulo. Neste sentido, vamos fazer um grande esforço para mobilizar a Capital do Rio para, mais uma vez, dar uma grande contribuição, tanto nos debates das teses, como também na organização.

Para isso, serão organizadas plenárias em cinco áreas geográficas do município, uma será dirigida pela FAF-Rio (Federação de Favelas) e as outras quatro pelos diretores da Conam e da FAM-Rio.

As plenárias das entidades de bairros ligadas a FAM-Rio serão realizadas nos seguintes locais:

No dia 26 de abril, a plenária ocorrerá no Sindicato dos Previdenciários (Sindsprev) em Madureira (Rua Maria Lopes, nº 100, atrás do Tem Tudo), de 17h às 20h30, que mobilizará as entidades dos bairros de Madureira, Irajá, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Pavuna, Jacarepaguá, Cascadura, Quintino, Fazenda Botafogo, Coelho Neto, Guadalupe, Marechal Hermes, Rocha Miranda, Honório Gurgel, Gleba 1, Barros Filho, Alcobaça e outras da região.

No dia 28 de abril será a plenária na Zona Oeste, na sub-sede do Sindicato dos Metalúrgicos (Av. Cesário de Melo, 2290, próximo o Cemitério de Campo Grande), de 17h às 20h30, que reunirá as associações de moradores dos bairros de Campo Grande, Mendanha, Inhoaíba, Santíssimo, Votorantin, São Geraldo, B. Adriana, Cosmo, Caroba, Sepetiba, Santa Cruz, Pedra de Guaratiba, São Pedro, Novo Campinho, Conjunto Campinho, Santa Margarida, Paciência, Sete de Abril, Moriçaba, Lameirão, Terra Firme, São Vitor, V. Yedda, Santa Edwiges, L. do Correia, Jardim Paulista e outras entidades de moradores da localidade.

No dia 29, é a vez da região de Bangu, Realengo, Magalhães Bastos, Sobral, Vila Kennedy, Cancela Preta, Jardim Novo, Jardim Progresso, Senador Camará, Vila Piquirobe, Amojar, 14 de Julho, Vila City, V. Brasil, Capelinha, Catiri, Vila Aliança. A plenária será em Magalhães Bastos, às 15h, com Renato Moura. O endereço exato será confirmado.

A última será no dia 30, no Sindicato dos Metalúrgicos do Rio (Rua Ana Neri 152) de 9h às 13h, que mobilizará as associações de moradores dos seguintes bairros: Leopoldina, Ilha do Governador, Suburbana, Abolição, Méier, Engenho de Dentro, São Cristóvão, Benfica, e áreas do centro.

Por Paulo César (PC) – Diretor da Conam e membro da direção municipal do PCdoB-Rio