Brasileiros reclamam do preço abusivo do chocolate nesta Páscoa

O ovo de chocolate de Páscoa neste ano está 10,63% mais caro quando comparado ao feriado do ano passado, de acordo com pesquisa divulgada nesta quarta-feira (20) pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). O levantamento, realizado em sete cidades brasileiras, mostrou que o ovo de Páscoa no Rio de Janeiro ficou em média 11,30% mais caro, atrás apenas dos preços praticados em Brasília, local em que o preço aumentou em média 12,21%.

O valor na capital fluminense é praticamente o dobro da inflação registrada em março.

Segundo a FGV, a capital brasileira mais barata é Salvador, onde o reajuste foi de 9,13%.Todos os reajustes superaram a inflação média entre abril de 2010 e março de 2011, que está em 5,86%, pelo IPC-BR/FGV. Mas a ceia de domingo (24) pode ficar mais barata, já que os preços de alguns itens alimentícios recuaram na última semana.

Este é o caso da batata inglesa, que teve queda de 33,99%, a cebola (-29,95%), o azeite de oliva (-6,78) e o bacalhau (-6,12%). De acordo com a FGV, a cesta de Páscoa está em média 3,0% mais barata em comparação ao ano anterior. A pesquisa mostrou ainda que os consumidores devem ficar atentos na hora de fazer as compras de Páscoa.

Em alguns casos, os preços do produto podem ter discrepância de até 40%. Há caso de um ovo de chocolate de 400 gramas com o mesmo preço de cinco caixas de bombons do mesmo fabricante. O aumento no preço dos ovos de Páscoa não deve afastar os consumidores das lojas de chocolates neste feriado. Segundo o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), as chocolaterias ainda devem ficar cheias.

Fonte: R7