Prefeitura de Juazeiro-BA investe na rede municipal de saúde

Médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e farmacêuticos da Rede Municipal de Saúde de Juazeiro, no norte da Bahia, participam de treinamento das Diretrizes de Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral, no Centro de Simulação Realística Albert Einstein, em São Paulo. O curso acontece nos dias 27 e 28 de abril.

A capacitação visa dar continuidade a implantação do Programa de Educação Permanente das Equipes de Saúde, que está dentro do Projeto Territórios, desenvolvido no país apenas em Juazeiro e em mais duas cidades, Campinas e Belo Horizonte, no intuito de alcançar melhorias na integração entre Atenção Primária, Especializada, Ambulatorial, Hospitalar e Unidades de Urgência.

O Programa visa qualificar a atenção oferecida aos pacientes portadores de Doenças Crônicas (aparelho circulatório, Hipertensão, Diabetes, dentre outras), em todos os níveis de assistência. Ano passado, 50 médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e farmacêuticos da rede receberam treinamento em Simulação Realística em Insuficiência Cardíaca Congestiva – ICC, em São Paulo e participaram de oficinas para alinhamento e pactuação da Linha de Cuidado em ICC.

O projeto é uma parceria da Secretaria de Saúde com o Ministério da Saúde (MS) e a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein (SBIBHAE). Segundo o secretário de saúde, Ubiratan Pedrosa, o objetivo principal é desenvolver um modelo de fomento à qualidade do cuidado integral às doenças crônicas não transmissíveis no SUS. ”Estas em seu conjunto representam o maior desafio epidemiológico nos próximos anos, já que são responsáveis por quase metade das mortes no país”, considerou.

Reforma em Massaroca

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, iniciou esta semana a reforma da Unidade de Saúde da Família de Massaroca, interior do município. Vão ser realizados durante a obra de recuperação: troca da rede hidráulica, de portas e telhado, reparação das rachaduras e adequação do forro em toda a estrutura do prédio, pintura interna e externa, com modificação da fachada, além de outros reparos. A obra está prevista para ser concluída na primeira quinzena de maio. A última reforma da USF da localidade foi feita em 2008 e o prédio, segundo a equipe de manutenção e da Atenção Básica estava precisando ser reestruturado.

Esta é a 16º unidade reformada pela atual gestão. Está prevista para maio o inicio da reforma da Unidade de Saúde de Juremal. O objetivo é entregar aos usuários unidades com espaços seguros, confortáveis e com estrutura adequada para oferecer atendimentos dignos.

Segundo o secretário de saúde, Ubiratan Pedrosa, esta é mais uma unidade encontrada pela atual gestão em más condições de funcionamento. “Muita coisa ainda tem que ser feita, mas já estamos avançando. Já reformamos e ampliamos outras unidades, reabrimos a Santa Casa como Centro de Especialidades Médicas, implantamos a Maternidade Municipal, melhoramos os atendimentos do TFD, compramos novos equipamentos e através de capacitações, estamos investindo na Educação Permanente de todos os profissionais”, argumentou.

O gestor da pasta afirma ainda que o trabalho será continuado para garantir serviços qualificados e melhores. “O governo municipal tem procurado aumentar as parcerias com os Governos Estadual e Federal. A prefeitura já iniciou construções de unidades de saúde, outras já estão sendo licitadas e já possuem recursos garantidos”, concluiu.

Fonte: Ascom da prefeitura de Juazeiro na Bahia