Sem categoria

Chuva deixa 12 pessoas mortas no RS; 34,5 mil estão sem luz

As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde sexta-feira (22) deixaram doze pessoas mortas. A situação mais crítica é a de Igrejinha (83 km de Porto Alegre), onde sete pessoas morreram – quatro delas, um casal e dois filhos, de uma mesma família.

O último corpo foi encontrado por volta das 21h35, de acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade. Segundo a corporação, não há mais desaparecidos no local e as buscas foram encerradas às 22h. A cidade teve casas soterradas por deslizamentos de terra.

De acordo com a Defesa Civil, outro local atingido pelas chuvas no Estado foi o vale do Taquari. Na cidade de Fazenda Vilanova (94 km de Porto Alegre), um agricultor morreu após o desabamento de um galpão. Os estragos foram tão severos, segundo a Defesa Civil, que a prefeitura deve decretar estado de calamidade pública.

A região do vale do Sinos, na região metropolitana de Porto Alegre, também registrou estragos com a chuva. Uma pessoa morreu eletrocutada em Sapucaia do Sul ao entrar em contato com fios de alta tensão, que foram derrubados pelo temporal. Em Novo Hamburgo, três crianças morreram soterradas.

Já em Santa Cruz do Sul (155 km de Porto Alegre), 80% da cidade está alagada, segundo a Defesa Civil. A região registra um acumulado de 143 mm de chuva desde ontem- cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado.

Energia

O Estado ainda tem 34,5 mil locais sem energia elétrica, por conta dos temporais que começaram na sexta-feira (22), de acordo com as concessionárias responsáveis pela distribuição no Estado.

Na área de concessão da CEEE, 14 mil clientes estavam sem energia por volta das 21h, sendo que 9.000 estão em Porto Alegre, capital do Estado.

Já área de concessão da RGE tem 9.000 usuários sem energia. As regiões mais problemáticas são Gravataí, Cachoeirinha, Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga.

A AES Sul informou que ainda tem 11.500 clientes sem luz e vido ao temporal, sendo que os locais mais atingidos são Estrela (1.500 sem energia), Sapuacaia (2.000 sem energia) e Canoas (1.100 sem energia).

Por volta das 16h20, eram 64 mil consumidores sem luz em todo o Estado.

Fonte: Folha.com