Sem categoria

Misratah se transforma em ponto nevrálgico da guerra civil líbia

A cidade de Misratah se consolidou hoje como ponto nevrálgico de confrontos armados entre partidários e opositores de Muamar Kadafi, depois que o governo líbio confirmou ter detido ali as operações militares, ainda que sem abandoná-las.

O vice-ministro de Relações Exteriores da Líbia, Khaled Kaim, assegurou neste domingo que o Exército regular suspendeu as operações armadas que durante dois meses manteve para tratar de sufocar o único reduto dos rebeldes líbios no oeste do país.

Kaim, no entanto, negou que essa decisão implicasse que as tropas de Kadafi haviam se retirado da cidade, como clamaram porta-vozes insurgentes citados pelo canal Al Jazeera que mostrou imagens dos irregulares se deslocando pelo centro da cidade devastada.

"As forças armadas não se retiraram de Misratah. Simplesmente suspenderam suas operações. Se os rebeldes não se renderem nos próximos dois dias, as tribos armadas brigarão contra eles no lugar do Exército", disse o vice-chanceler.

Mesmo assim, fortes explosões foram escutadas neste domingo, 24, na terceira cidade da Líbia, enquanto residentes líbios e estrangeiros tentavam fugir em um barco para Benghazi, transformada em capital insurgente.

Os sublevados, por seu lado, afirmaram que as tropas leais a Kadafi haviam se retirado depois de mais de dois meses de assédio a Misratah, num dia em que médicos descreveram no sábado como um dos mais sangrentos com ao menos 24 mortos e uns 100 feridos de ambos os lados.

Enquanto isso, Trípoli continuou sábado à noite sob intenso bombardeio aéreo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), apoiada pelo primeiro ataque de um avião não tripulado do tipo Predator (Depredador), segundo confirmaram fontes militares estadunidenses.

A agência oficial de notícias Jana também reportou bombardeios e ataques a objetivos militares e civis" de Trípoli, Sirte, Al-Joms, Al-Assa e Gharyen, onde foram registrados "numerosas vítimas entre mortos e feridos".

Segundo porta-vozes do opositor Conselho Nacional de Transição, com sede em Benghazi, a ofensiva da Otan parece ter freado o avanço do Exército líbio nas imediações de Brega e Ajdabiya, no oriente, o que pressupõe uma nova ofensiva insurgente.

Fonte: Prensa Latina