Audiência pública sobre aeroportos da Copa 2014 é nesta terça

Informações controversas entre balanço do Ministério dos Esportes e relatório do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) prometem um bom debate, nesta terça-feira (26/4), às 14, na Comissão de Infraestrutura do Senado. A audiência pública vai tratar do atraso das obras dos aeroportos para a Copa 2014, especialmente do aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Atende a solicitação da Senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

O relatório do IPEA, apresentado há onze dias, traçou um cenário caótico do andamento das obras dos aeroportos que vão sediar os jogos da copa. O estudo revelou que nove dos 13 aeroportos não ficarão prontos a tempo. Entre eles o de Manaus, para o qual está prevista reforma e ampliação do terminal de passageiros e adequação do sistema viário, um investimento de R$ 327,4 milhões.

Essa situação preocupante já tinha sido alertada em relatório do Tribunal de Contas da União (TCU). Este revelou que as obras dos estádios estão num ritmo muito lento, que não garantem a conclusão até 2014. O Tribunal promete rigor contra irregularidades na Copa. Garante que não vai admitir os atrasos nas obras como desculpas para dispensa de licitação.

Estarão presentes na audiência: o coordenador da Unidade Gestora da Copa do Governo do Estado do Amazonas, Miguel Capobiango; o técnico de planejamento do IPEA, Carlos Alvares da Silva Campos Neto, o presidente Snea, José Márcio Mollo.

Assessoria de Comunicação da Senadora Vanessa