Vanessa Grazziotin: governo deve tratar aeroportos com urgência

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) subiu à tribuna do Plenário, nesta terça-feira (26), para manifestar preocupação com a situação dos aeroportos brasileiros. Pouco antes, ela tinha participado de audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) sobre os atrasos nas reformas de portos e aeroportos, com foco na realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. A senadora pediu que o governo trate o assunto como de "urgência e emergência".

– Quero dizer que a audiência de hoje nos remeteu uma preocupação ainda maior. Acho que todos os esforços têm de ser demandados pelo governo federal: mudança de procedimentos e tratamento do assunto como de urgência e emergência, para que a gente possa ver todos os aeroportos brasileiros reformados, com capacidade de receber os turistas no ano de 2014 – disse Vanessa Grazziotin.

A senadora considerou a audiência "profícua", mas ressaltou que a discussão não foi completa, uma vez que não estiveram presentes representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e da Secretária Nacional de Aviação Civil, criada em março. A secretaria e a Infraero, disse a senadora, pediram prazo de duas semanas para apresentar pareceres sobre o setor.

O principal participante do debate na CI foi o pesquisador Carlos Campos, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que recentemente apresentou estudo apontando que, mantido o ritmo atual, as obras em 9 dos 13 aeroportos que estão sendo preparados para a Copa não ficarão prontas a tempo.

Anac
Também em seu pronunciamento, a senadora comemorou a publicação de portaria, neste mês, determinando a reabertura dos escritórios da Anac em todas as capitais. A agência havia decidido centralizar suas atividades em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo e, desde o início do ano, vinha fechando suas representações regionais em outras capitais.

– Tenho certeza de que a presidente Dilma deve ter discutido esse assunto com a diretoria da Anac, de que ministérios e setores do governo federal devem ter discutido isso com a agência, no sentido de que talvez não fosse essa a melhor medida adotada para aprimorar os serviços da Agência Nacional de Aviação Civil em nosso país – disse a senadora.

Da Redação / Agência Senado