Sindjorce realiza plenária pela Democratização da Comunicação

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) realizará, na próxima quarta-feira, dia 27 de abril, plenária de rearticulação do Comitê Regional pela Democratização da Comunicação do Ceará. O evento ocorrerá às 18hs, na sede da entidade.

Com coordenação do Sindjorce, feita pelo jornalista Rafael Mesquita, titular do Departamento de Juventude, o Comitê é a representação local do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), entidade criada em 1991 a partir de articulação da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). O Fórum congrega entidades da sociedade civil organizada para enfrentar os problemas da área das comunicações, a partir do pressuposto de que "não há sociedade democrática sem meios de comunicação democráticos".

Já o Comitê Regional pela Democratização da Comunicação do FNDC foi criado em 2005, a partir da articulação do Sindjorce e envolvendo inicialmente o Conselho Regional de Psicologia – Regional 11 (CRP-11) e a Associação de Ouvintes de Rádio do Ceará. Em sua plenária de instalação, em 13 de outubro de 2005, o Comitê recebeu, além dos citados acima, as adesões do Sindicato dos Empregados das Empresas Gráficas no Ceará (Sintigrace), do Curso de Jornalismo da Faculdade Integrado do Ceará (FIC), da Associação Cearense de Imprensa (ACI), da Coordenadoria de Comunicação Popular da Prefeitura de Fortaleza, e da Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O Comitê trabalha neste momento na sua reorganização e na construção de uma nova agenda de trabalhos com o grupo de entidades filiadas, ações até então pautadas, nos últimos dois anos, pela realização da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), ocorrida em 2009. Agora, o foco deve ser a montagem de Conselhos de Comunicação, o marco regulatório e, dentro dele, a implementação das decisões encaminhadas pela Confecom. Segundo Rafael Mesquita, o grupo entende que "é a oportunidade de a sociedade no geral ampliar a discussão, assim como as entidades de defesa de direitos apresentarem sua pauta de reivindicações para o Legislativo".

O lançamento, no último dia 19, da "Frente Parlamentar pela liberdade de expressão e o direito à comunicação com participação popular" mostra que se organiza uma intensa mobilização nacional, numa oportunidade inédita de organização desta demanda frente ao Congresso.

Rafael salienta, citando os últimos eventos, que o enfrentamento das demandas colocadas pelo movimento pela democratização da comunicação depende da participação ativa de entidades e militantes, lembrando que em sua primeira plenária, o Comitê chamava o grupo para a institucionalização e a articulação em rede. Segundo o coordenador, esses valores serão parte importante da plenária. "Nós entendemos que a institucionalização do movimento será fator central do sucesso da modificação da atual estrutura das comunicações no Brasil", afirmou.

Serviço

Plenária do Comitê Regional pela Democratização da Comunicação do Ceará

Dia: 27 de Abril de 2011
Horário: 18hs
Local: Sede do Sindjorce (Rua Joaquim Sá, 545, Dionízio Torres)
Postado por autor: sindjorce em Sem categoria. Tags FNDC.

Fonte: Sindjorce