Sem categoria

Visita de Gates pode anunciar nova ofensiva militar na Líbia

A passagem não anunciada do secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, pelo Egito poderia anunciar uma nova ofensiva militar norte-americana contra o governo da Líbia. A frase foi dita por um diplomata nesta segunda-feira (25) na cidade do Cairo.

Fontes confirmaram à agência Prensa Latina terem visto Gates jantando no último domingo (24) no restaurante da ilha de Zamalek, cercado por dispositivos de seguranças, mesmo a visita não tendo sido anunciada por meios de comunicação oficiais.

A presença do secretário de Defesa norte-americano na Líbia abre a possibilidade de outras personalidades políticas terem acesso à região para chegar a Bengazi, considerada a segunda cidade mais importante da Líbia.

Bengazi se tornou há dois meses a capital da insurgência contra o presidente Muamar Kadafi e sede do Conselho Nacional de Transição (CNT), cujos líderes receberam, na semana passada, a visita do senador republicano norte-americano John McCain.

McCain apoiou os rebeldes que controlam o leste do país e deixou de entregar armas para combater tropas irregulares, mas advertiu sobre o encerramento do conflito, apesar dos bombardeios da Otan.

A viagem de Gates ocorreu um dia depois de o Pentágono confirmar que os Estados Unidos lançaram, sábado (23) de madrugada, o primeiro bombardeio com aviões de ataques contra Kadafi.

De fato, o secretário de Defesa havia anunciado na última quinta-feira que Washington destinaria os aviões com o objetivo de “contribuir com a situação humanitária” e “evitar maiores vítimas civis”. Mas, porta-vozes em Trípoli afirmaram que dezenas de pessoas já morreram durante os ataques.

O porta-voz do governo líbio, Moussa Ibrahim, enfatizou que em Misratah, o único bastião insurgente no oeste, os esforços de tribos para conseguir a rendição dos rebeldes continuam e assegurou que o Exército cessou operações militares.

Segundo Ibrahim, as tribos estão armadas e “preparadas para defender seu território” e com isso, “os rebeldes têm duas opções: escapar do país, abandonar Misratah ou se render e, neste caso, será concedido um perdão geral a todos”.

De acordo com as últimas informações, os combates continuaram na última noite, apesar dos rebeldes terem reivindicado o controle total. Morreram ao menos mais quatro pessoas, enquanto, em Bengazi, o CNT recebeu a doação do Kuwait no valor de R$180 milhões de dólares.

Fonte: Prensa Latina