Sem categoria

Ex-presidente dos EUA, Carter visita Coreia do Norte

O ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter chegou a Pyongyang, como parte de um tour com o qual se propõe a contribuir para a redução das tensões na península coreana.
Com Carter viajaram outros membros do "The Elders", um grupo independente de líderes e personalidades mundiais reunido pelo ex-mandatario da África do Sul, Nelson Mandela, para apoiar a paz, entre outros objetivos.

Nesta visita, acompanharam Carter os ex-presidentes da Irlanda, Mary Robinson, da Finlândia, Martti Ahtisaari, da Finlândia, e a ex-primeira-ministra norueguesa, Gro Brundtland.

A presença destas figuras da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) ocorre num momento em que a situação na península continua tensa após o incidente em 23 de novembro. Na ocasião, a parte Norte respondeu a disparos contra suas águas territoriais feitos pelo Sul, a partira da ilha Yeongpyeong, com um saldo de quatro mortos e vários feridos para este último.

Pyongyang chamou o incidente de uma provocação instigada pelos EUA e sua reação de um ato de defesa.

Esta missão coincide ainda com os esforços para tentar retomar as negociações de seis partes sobre a desnuclearização da península, nas quaisparticipam também a China, os Estados Unidos, Rússia e Japão. Conforme anunciado, Carter, que esteve anteriormente em Pequim, também visitará Seul.

Fonte: Prensa Latina