Centrais sindicais celebram 1º de Maio Unificado no Recife

Cinco das seis principais centrais sindicais do País realizam na próxima sexta-feira (29), no Recife, grande ato público unificado em comemoração ao 1º de Maio. A festa organizada pela CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Força Sindical, NCST, CGTB e UGT deve reunir ainda representantes dos movimentos sociais e das classes trabalhadoras de Pernambuco.


A celebração do Dia do Trabalhador começa às 9h, com concentração na Praça Oswaldo Cruz, na Boa Vista. A partir das 10h30, os trabalhadores seguem em passeata pela Avenida Conde da Boa Vista e Rua da Aurora até a Praça da República. No Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, às 12h, representantes das centrais farão a entrega de documento com as principais bandeiras nacionais e locais dos trabalhadores.

BANDEIRAS DE LUTA

Este ano, as centrais sindicais elegeram como principais bandeiras de luta a redução da jornada sem redução dos salários; fim do fator previdenciário e valorização das aposentadorias; valorização do salário mínimo; trabalho decente; igualdade entre homens e mulheres; valorização do serviço público e do servidor público; reforma agrária; educação e qualificação profissional e redução da taxa de juros.

HOMENAGEM

O 1º de Maio é uma data muito especial para a classe trabalhadora. Instituída como Dia Mundial do Trabalhador, em 1889, durante congresso da 2ª Internacional Socialista, realizado em Paris, a data homenageia os trabalhadores executados por liderar uma greve, em maio de 1886. Na ocasião, milhares de operários ocuparam as ruas de Chicago (EUA) para protestar contra as péssimas condições de trabalho e reclamar a redução da jornada de 13 para 8 horas diárias.

MOBILIZAÇÃO

Na última quarta-feira (20), foi realizada a quarta reunião preparatória ao ato unitário, cinco centrais sindicais participaram da reunião – CTB, Força Sindical, NCST, CGTB e UGT. A reunião aconteceu na sede da UGT reafirmando a unidade em torno das bandeiras nacionais e das lutas locais.

No encontro foi debatido e aprovado o roteiro do ato do dia 29/4, e coletivamente as centrais assumiram o compromisso de contribuir com o seu êxito. Nesta mesma reunião foi aprovada também pela direção da CTB/PE, a urgência pela criação dos Núcleos de Base da CTB em todas as categorias; agilizar reuniões amplas e tirar um núcleo de no mínimo três pessoas, que foi considerado uma tarefa urgente e necessária para um bom funcionamento e crescimento da CTB em Pernambuco.

De acordo com a direção da CTB/PE, a última reunião também gerou um bom e instigante debate sobre a realização do Seminário que tratará da nova realidade do desenvolvimento tecnológico e os desafios para os trabalhadores e trabalhadoras do campo. O seminário terá parceria da CTB com a Fundação Maurício Grabois, Fundação Mangabeira e deverá ocorrer na segunda quinzena de maio. O Seminário buscará ainda, ampliar o debate com parlamentares, governos e universidades de Pernambuco. “ Foi uma excelente reunião e demonstrou que temos muitas convergências e oportunidades de construirmos juntos a CTB Pernambuco”, informou a direção da central.